Para contribuir com o tratamento de idosos com hipertensão e diabetes em Manacapuru, estudantes do 3º período de medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas do município, desenvolveram duas iniciativas voltadas ao público da terceira idade: a caixinha de saúde, que ajuda na organização dos medicamentos, e a cartilha lúdica “Remédio da Hora Certa”, que orienta, de forma acessível, sobre o uso correto dos remédios. As ações serão implementadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manacapuru, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
“A ideia da caixinha surgiu das visitas domiciliares feitas pelos alunos do 3º período de medicina da Afya em Manacapuru, dentro das atividades do módulo de práticas em comunidade. Durante essas visitas, os estudantes perceberam que havia um descontrole significativo na organização dos medicamentos utilizados para tratar hipertensão e diabetes, especialmente entre os idosos”, explica o doutor em Biotecnologia Aplicada à Saúde e professor da Afya, Joab Arouche.
Segundo o professor, a hipertensão e o diabetes são doenças crônicas que exigem cuidado contínuo, e a caixinha é uma ferramenta prática para auxiliar no uso correto da medicação. “Os próprios alunos confeccionaram uma caixinha de saúde com divisórias que facilitam o armazenamento e a separação dos medicamentos. A proposta é que cada idoso tenha a sua, identificada com nome, e receba orientações sobre o uso correto com o apoio dos ACSs, profissionais que já fazem o acompanhamento regular desses pacientes dentro da Estratégia de Saúde da Família”, disse ele.
As caixinhas serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manacapuru. Os Agentes Comunitários de Saúde passarão por uma capacitação específica para repassar as instruções de uso aos idosos.
“Nosso objetivo é facilitar o tratamento, tornar a rotina mais prática e evitar falhas que prejudiquem o controle da pressão e da glicemia. Os alunos já mapearam os pacientes que serão beneficiados e estão participando ativamente de todas as etapas”, destaca Joab Arouche.
Cartilha lúdica
Além da caixinha, os alunos da Afya Manacapuru desenvolveram a cartilha lúdica “Remédio da Hora Certa”, que também será distribuída nas UBSs e diretamente nas residências dos idosos. A cartilha traz orientações por meio de imagens, justamente para atender pacientes com baixa escolaridade ou que não sabem ler.
“Essa cartilha também surgiu a partir da vivência dos alunos com pacientes crônicos. Muitos idosos se perdem no horário ou no dia certo de tomar os medicamentos. A cartilha, junto com ímãs de geladeira criados pelos alunos, é mais uma forma de reforçar a importância da adesão ao tratamento”, explica o professor.
De acordo com Joab Arouche, o uso incorreto da medicação é um dos fatores que mais dificultam o controle das doenças. “Durante as visitas, os estudantes perceberam que alguns idosos estavam tomando um ou dois comprimidos ao mês, ou seja, totalmente errado, uma vez que o tratamento de diabetes e hipertensão é feito todo dia. Ao aferirem a pressão arterial do paciente, ela estava elevada. Isso é perigoso, porque o remédio é o que garante o controle da doença. As ações que os alunos estão desenvolvendo são estratégias importantes para mitigar esse cenário e promover o cuidado contínuo com os pacientes idosos”, finaliza.
manaus programação amazonas cultura cine circo cine circo circo edital amazonas medicamentos remedios manaus manaus seu pereira e coletivo 401 casa de caba show amazonas educação ufam concurso amazonas manaus anderson neiff show música manaus serviços registro civil vasco vasques amazonas manaus manaus amazonas garantido cultura caprichoso encontro das tribos inscrição amazonas manaus cinema festival olhar do norte pagode Uendel Pinheiro show samba lazer nfaamazonense campanha manaus sorteio amazonas