O Poder Judiciário Estadual deu início nesta segunda-feira (12) à 3ª. edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” com um mutirão de atendimentos em Manaus. O evento é realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques e é um esforço concentrado coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) que mobilizou mais de 15 organizações para oferecer atendimento à população com foco no combate ao sub-registro.
Em Manaus, o “Registre-se!” se estenderá até a próxima sexta-feira (16/05) e sua solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, o governador do Estado, Wilson Lima; o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes; o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva e o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Lizandro Garcia Gomes Filho.
Na abertura do mutirão, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Hamilton Saraiva, afirmou que o propósito do “Registre-se!” é dar voz a quem, antes, nunca a teve nos sistemas oficiais. “Nosso propósito firme é o de erradicar o sub-registro civil de nascimento e garantir a quem nunca teve voz nos sistemas oficiais o direito de existir aos olhos da lei, porque a cidadania começa com um nome e com o reconhecimento jurídico da existência. E onde falta esse primeiro passo, faltam, também, os demais: saúde, educação, acesso às políticas públicas, à justiça, e à dignidade”, disse o magistrado.
O desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos ressaltou, durante a solenidade de abertura do evento, que, na realidade amazônica, essa missão ganha contornos ainda mais desafiadores. “Nosso vasto território, de difícil acesso, com uma diversidade étnica e cultural riquíssima, exige sensibilidade, escuta ativa e atuação coordenada entre os poderes, os órgãos de Justiça, as comunidades tradicionais e as lideranças locais, mas, também, oferece uma oportunidade única de sermos pioneiros, de mostrarmos ao País que é possível construir cidadania em todos os cantos da floresta, nas margens dos rios, nas periferias urbanas e onde houver mais de um brasileiro ou brasileira à espera de reconhecimento”, disse o corregedor-geral de Justiça do Amazonas.
O corregedor considera que o “Registre-se!” é um ato de justiça e reencontro do Estado com sua missão essencial, que é proteger, incluir, reconhecer “e que a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, ciente de seu papel transformador, tem mobilizado magistrados, promotores, defensores públicos, registradores civis, políticos, secretários, servidores, estagiários, estudantes e toda a rede de garantias do estado para que esta Semana seja um grande marco de mudança. Desta forma, onde houver um amazonense sem registro, haverá, também, a mão estendida da Justiça para alcançá-lo”, frisou o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.
Em seu discurso, na cerimônia de abertura do evento, o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, destacou a satisfação em ver o Tribunal de Justiça do Amazonas realizando mais um “Registre-se!” por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, e que a ação “é um vetor de resgate da cidadania, notadamente no combate ao sub-registro de nascimento”.
Para o magistrado, os números alcançados pelo “Registre-se!” impressionam e apontam para a necessidade de uma cada vez maior e melhor atuação em benefício da população, principalmente, daqueles excluídos e ou vulneráveis. O desembargador agradeceu aos órgãos parceiros e colaboradores que tornam possível a realização da Semana.
“No ano passado conseguimos atender, aproximadamente, 30 mil pessoas, brasileiros que careciam de alguma documentação, sendo que a sua maioria precisava de uma simples certidão de nascimento. Quero parabenizar o corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva, po essa empreitada, de sucesso. Também, agradecer a todos os órgãos e a todos os colaboradores que aqui vieram para o resgate da cidadania do povo amazonense. Esse programa não teria sucesso sem a colaboração de todos. Esse é um agradecimento da cidadania a todos os órgãos e colaboradores”, destacou o presidente do TJAM.
Cidadania
Clarisse Miranha, da etnia Miranha, procurou o “Registre-se!” na manhã desta segunda-feira (12/05), para incluir a etnia na Certidão de Nascimento dos seus oito filhos. Ela foi uma das centenas de pessoas que estiveram no Vasco Vasques para resolver situações relacionadas ao Registro Civil. A campanha, que é coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, acontece de 12 a 16 de maio, de 8h às 17h, e é desenvolvida em parceria com vários órgãos que oferecerão serviços gratuitamente à população ao longo de toda a semana.
“Esse atendimento que recebemos aqui no Registre-se! é algo que esperamos há muito tempo, pois somos de aldeia e as coisas são muito difíceis”, comentou ela, que mora em uma comunidade localizada no quilômetro 152 da Rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), ligada à Associação Social Indígena dos Povos Tradicionais do Estado do Amazonas (ASIPTEAM), e que chegou ao Vasco Vasques por volta de 7h30 desta segunda.
Mais que um mutirão
Para o governador Wilson Lima, o Registre-se! vai além da organização de um mutirão de documentos. “Nos sentimos muito orgulhosos de participar da Semana que aqui no Amazonas é conduzida com muita competência pelo desembargador Hamilton Saraiva, e ressalto também o desembargador Jomar Fernandes, que preside o Tribunal de Justiça e participou das edições anteriores do ‘Registre-se!’ Este não é somente um mutirão de documentos mas, acima de tudo, de dignidade, porque estamos falando daquilo que é básico, porque ter uma carteira de identidade, um CPF, uma certidão de nascimento, é o primeiro passo para que se possa ter acesso aos serviços públicos”, disse Wilson Lima.
A abertura do evento também contou com a presença dos juízes auxiliares da CGJ/TJAM, Roberto Taketomi e Igor Campagnolli; do defensor público-geral do Amazonas Rafael Barbosa; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Simões Mendonça; da secretária de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa; da secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud; da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe; do vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores dos Cartórios do Amazonas (Anoreg/AM), Cloves Barbosa de Siqueira.
Resgate de cidadania
O vice-presidente da Anoreg/AM, Cloves Barbosa de Siqueira, falou sobre a importância e o trabalho de resgate de cidadania de milhares de pessoas no estado do Amazonas por meio do Registre-se!. “Evidentemente, este é um trabalho extremamente importante que o Registro Civil de Pessoas Naturais desempenha aqui no estado do Amazonas. É uma campanha que se repete a cada ano, embora os trabalhadores nesses serviços registrais desempenham o combate ao sub-registro o ano todo, durante toda a sua trajetória nos cartórios, mas nesse evento anual há uma concentração de atos que possibilitam esse combate ao sub-registro e, a partir daí, a aquisição da cidadania”, disse ele, destacando que em Manaus há dez Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais e, no interior, cada município conta com um.
Serviços à população
O “Registre-se!” chega à terceira edição mobilizando mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período de esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.
Nesta edição de 2025, ao procurar atendimento no Centro de Convenções Vasco Vasques, a população terá acesso a serviços como: expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física); expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento e de outros documentos básicos.
Haverá, ainda, orientação para retificações (ajustes) de documentos já expedidos; orientações sobre documentos do segmento de saúde e demais.
Números
O Relatório Final da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” no estado em 2024, divulgado pela coordenação do evento, mostrou que a ação em Manaus, Barcelos, Tabatinga e Benjamin Constant registrou um total de 26.616 atendimentos.
Manaus fechou com 11.799 (11.651 no Centro de Convenções Vasco Vasques; e 148 via Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap); em Barcelos foram 4.503 atendimentos; a comunidade indígena de Feijoal, em Benjamin Constant, finalizou o “Registre-se!” 2024 com 2.511; e Tabatinga concluiu a ação com 7.803 atendimentos no total (comunidade indígena Belém do Solimões – 3.708; comunidade indígena de Umariaçu – 3.947; e a população carcerária – 148).
As informações constam no relatório final do “Registre-se!”, realizado entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, e encaminhado pela Corregedoria ao CNJ.
Órgãos parceiros
No mutirão, além de equipes de atendimento da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o “Registre-se!” contará com equipes destacadas pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM); Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME); Defensoria Pública Estadual (DPE-AM); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Ministério Público Estadual (MPE-AM); Vara de Registros Públicos; Receita Federal; Polícia Federal; Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo/IIACM) - Polícia Civil; Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM); Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM); Instituto de Protesto; Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr.ª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (PRODAM).
Humaitá
Além da ação que será realizada em Manaus, o Poder Judiciário promoverá ações na “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” no município de Humaitá, com programação para a população local nos dias 15 e 16 de maio, com a presença do desembargador Jomar Fernandes e do corregedor-geral Hamilton Saraiva.
Serviço:
“Semana Nacional do Registro-Civil – Registre-se!”
Período: 12 a 16 de maio.
Horário: A partir das 8h.
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques (com entrada pela Av. Pedro Teixeira)
registro civil amazonas manaus vasco vasques serviços garantido encontro das tribos manaus amazonas caprichoso cultura cinema amazonas manaus inscrição festival olhar do norte samba Uendel Pinheiro lazer show pagode sorteio nfaamazonense manaus amazonas campanha brasil celulares saúde mental internet adolescente amazonas investigação operação policia civil manaus abertura de empresa empresa governo amazonas manaus empreendedorismo parintins negócios festival de parintins vendas cultura certidão de nascimento manaus amazonas