A Fifa anunciou nesta quarta-feira as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo feminina de 2027, que será no Brasil. A entidade anunciou apenas oito sedes e Manaus, que era cotada, acabou ficando de fora, diferentemente da Copa do Mundo masculina de 2014, quando recebeu quatro jogos.
As partidas serão disputadas nos seguintes locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. A competição com 32 seleções ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A seleção brasileira está classificada por ser a sede.
No planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil, o Maracanã aparece como o estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo. No cronograma inicial, aparecem também os seguintes estádios: Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Pernambuco (Recife), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília) e Beira-Rio (Porto Alegre).
Visita de comitiva
Em outubro do ano passado, uma comitiva da Fifa realizou uma visita técnica na Arena da Amazônia e em outras infraestruturas de Manaus. A inspeção na capital amazonense fez parte do processo de seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Também fizeram parte da visita técnica, espaços como a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e os Centros de Convenções Vasco Vasques e Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).
Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido no mundial e é um dos únicos países a estarem presentes em todas as edições Copas Femininas da história, ao lado de Alemanha, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia e Estados Unidos. Vice-campeã em 2007, na China, a seleção brasileira busca o título inédito do Mundial.
Copa do Mundo e Olimpíadas
Manaus foi sede da Copa do Mundo masculina de 2014. A Arena da Amazônia recebeu quatro jogos: Inglaterra x Itália; Croácia x Camarões; Estados Unidos x Portugal; além de Honduras x Suíça. Além disso, a capital amazonense também recebeu jogos do torneio de futebol das Olimpíadas Rio 2016.
arte inclusiva cultura crianças manaus evento PCDs livro Encantados e Visagentos literatura lançamento manaus amazonas Manoel Guedes Brandão investigação amazonas manaus crime millenium amazonas manaus bazar da rayana Ciclo Sesc bicicleta amazonas corrida manaus sesc Free Fire games competição Esports World Cup jogo manaus pipe rack novidades eneva amazonas usina amazonas Zeudi Souza manaus NAU 444 morte amazonas manaus igreja furto amazonas manaus Prêmio iCS de Economia & Clima estudo cientifico