Manaus fica de fora das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina 2027

A Fifa anunciou nesta quarta-feira as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo feminina de 2027, que será no Brasil. A entidade anunciou apenas oito sedes e Manaus, que era cotada, acabou ficando de fora, diferentemente da Copa do Mundo masculina de 2014, quando recebeu quatro jogos.


As partidas serão disputadas nos seguintes locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. A competição com 32 seleções ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A seleção brasileira está classificada por ser a sede.


No planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil, o Maracanã aparece como o estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo. No cronograma inicial, aparecem também os seguintes estádios: Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Pernambuco (Recife), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília) e Beira-Rio (Porto Alegre).


Visita de comitiva


Em outubro do ano passado, uma comitiva da Fifa realizou uma visita técnica na Arena da Amazônia e em outras infraestruturas de Manaus. A inspeção na capital amazonense fez parte do processo de seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Também fizeram parte da visita técnica, espaços como a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e os Centros de Convenções Vasco Vasques e Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).



Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido no mundial e é um dos únicos países a estarem presentes em todas as edições Copas Femininas da história, ao lado de Alemanha, Japão, Nigéria, Noruega, Suécia e Estados Unidos. Vice-campeã em 2007, na China, a seleção brasileira busca o título inédito do Mundial.


Copa do Mundo e Olimpíadas


Manaus foi sede da Copa do Mundo masculina de 2014. A Arena da Amazônia recebeu quatro jogos: Inglaterra x Itália; Croácia x Camarões; Estados Unidos x Portugal; além de Honduras x Suíça. Além disso, a capital amazonense também recebeu jogos do torneio de futebol das Olimpíadas Rio 2016.


Fonte: com informação da assessoria de imprensa