Mais de 96 mil bolsas de estudo em idiomas e pós-graduação foram lançadas pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (7). Os editais dos programas Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-Graduação (PBPG) oferecem oportunidades de acesso gratuito ou com descontos significativos à educação de qualidade em instituições privadas da capital.
Os programas, coordenados pela Espi e vinculados à Semad, oferecem bolsas de 50%, 75% e 100% para pessoas de baixa renda. O PBPG, voltado à especialização lato sensu, ofertará 60.320 bolsas para 185 cursos em sete Instituições de Ensino Superior (IES), enquanto o PBI trará 36.021 vagas em sete idiomas, distribuídas entre 17 escolas de línguas.
As inscrições para o PBPG estarão abertas de 8 a 14 de maio, e para o PBI, de 15 a 21 de maio, pelo site: http://sgbp.manaus.am.gov.br/inscricao.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia, realizada no auditório da Casa Militar, na Zona Oeste de Manaus.
Durante o evento, o prefeito David Almeida falou sobre a trajetória histórica do programa de inclusão socioeducacional, que tem como base o Bolsa Universidade.
“O programa nasceu sob a visão estratégica de governos anteriores e continua a crescer. O que estamos fazendo é potencializar essa iniciativa, agora com um volume recorde de vagas e com parcerias cada vez mais sólidas com as instituições de ensino”, afirmou.
O subsecretário de Gestão de Processos da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Alexandre Santos do Carmo, enfatizou o esforço logístico e a responsabilidade da gestão em ampliar o alcance dos programas.
“A estruturação desses editais representa um compromisso técnico e humano. Trabalhamos para que cada vaga chegue a quem realmente precisa, com transparência, agilidade e respeito ao cidadão”, disse.
Já o diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Aurilex Moreira, salientou o papel da Espi como articuladora dessa transformação.
“Estamos falando de políticas públicas que mudam trajetórias. A Espi tem orgulho de coordenar esse processo que abre portas, constrói pontes e reafirma que a educação é o caminho mais sólido para o desenvolvimento pessoal e coletivo”, disse.
A reitora do Centro Universitário Ciesa, Solange Almeida Holanda, evidenciou o papel das instituições parceiras como agentes de transformação social. “Estamos aqui não só como ofertantes de bolsas, mas como instituições comprometidas com a formação acadêmica sólida e ética. Este programa é uma aliança em torno da justiça social e do desenvolvimento humano”, garantiu.
O gestor educacional do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), Mauro Vieira, também frisou o impacto do Bolsa Idiomas. “Completamos 10 anos de parceria com a prefeitura e centenas de alunos já transformaram suas vidas com o aprendizado de uma nova língua e de uma nova visão de mundo. A língua vem acompanhada de um ecossistema cultural que abre portas e amplia horizontes”, concluiu.
Com as bolsas do programa Bolsa Universidade lançadas ainda em dezembro de 2024, a Prefeitura de Manaus atinge a marca de 144.021 oportunidades de formação para este ano.
brasil sabor amazonas manaus feira de gastronomia gasronomia workshops festival zero 92 manaus amazonas amazonas fas estudantes imersão na floresta manaus manaus anvisa colgate boca creme dental amazonas educação manaus bolsa universidade oportunidade amazonas livro manaus literatura ditadura amazonas shopping manaus amazonas praça de alimentação amazonas Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 manaus circuito galinha pintadinha cinema manaus teatro gebes medeiros exibição amazonas toadas amazonas manaus cultura festa