Estudantes de pós-graduação e professores de duas instituições internacionais participaram das “Learning Journeys” (em português, Jornadas de Conhecimento) na Amazônia, no último mês, uma imersão em comunidades ribeirinhas e indígenas próximas de Manaus.
Realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das principais e escolas de gestão de negócios do mundo, a expedição promoveu uma grande troca de conhecimento entre 22 visitantes estrangeiros e moradores de comunidades tradicionais, situadas a 1h30 saindo de lancha de Manaus, com foco em desenvolvimento sustentável e nos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
O itinerário incluiu visitas ao Museu do Seringal Vila Paraíso e às comunidades Tumbira, Cipiá e Três Unidos (do povo Kambeba). Ao longo da programação, os participantes acompanharam palestras, conversaram com lideranças locais, conheceram espaços comunitários e participaram de uma mesa-redonda com apresentação da Navegam, empreendimento local de impacto socioambiental da Região Norte.
Para André Maués, coordenador de relacionamento e parcerias na FAS, a proposta foi proporcionar uma vivência educativa profunda, a partir da convivência com os próprios moradores da floresta.
“Tudo é uma grande sala de aula. Desde quando estamos no barco, aproveitando o tempo de deslocamento com palestras e interações sobre diversos assuntos, até quando estamos nas comunidades andando, conhecendo e conversando com as pessoas, quando os próprios comunitários se tornam os professores”, pontua.
A partir da pauta central, os participantes compreenderam as especificidades do cotidiano das comunidades amazônicas, como desafios logísticos, a importância do Turismo de Base Comunitária (TBC) e empreendedorismo de impacto na região.
“São esses alguns assuntos debatidos, para que quem participa da imersão saia daqui sabendo como funciona a realidade, com todas as dificuldades e oportunidades. [...]. Essas jornadas são muito importantes porque a FAS consegue mostrar um pouco da Amazônia e dos projetos que têm realizado ao longo dos anos. Fazemos isso dando oportunidade não somente para as pessoas da FAS falarem, mas principalmente os comunitários”, acrescenta Maués.
Este já é o segundo ano em que o projeto das “Learning Journeys” recebe alunos e executivos internacionais. Heiko Spitzeck, professor de Sustentabilidade da FDC, afirma que as expedições são uma oportunidade única para investidores e interessados em desenvolver projetos na região compreenderem melhor os desafios e as possibilidades locais.
“Muitos sabem que o Amazonas é um ecossistema muito importante para o clima do mundo, e sabem que está sendo ameaçado. Porém, poucos sabem como combater isso, e tem muitos executivos que querem entender como equilibrar a questão econômica, social e ambiental”, explica.
Segundo ele, a imersão também ajuda a refletir sobre os modelos de desenvolvimento existentes e como tornar a conservação viável para quem vive na floresta. “Esse é um primeiro objetivo de aprendizagem: que eles entendam que, quando as pessoas não conseguem colocar comida na mesa e que é com desmatamento que elas conseguem [sobreviver], elas vão desmatar e fazer qualquer atividade econômica que mantenha a família viva. Mas isso nos faz refletir sobre qual modelo de desenvolvimento e com qual olhar nós vamos para o desenvolvimento. [...]. Criando valor, eles vão entender a importância de preservar a natureza”, finaliza Spitzeck.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
feira de gastronomia manaus amazonas brasil sabor gasronomia workshops festival zero 92 manaus amazonas imersão na floresta manaus amazonas fas estudantes manaus creme dental amazonas colgate anvisa boca educação oportunidade amazonas bolsa universidade manaus amazonas ditadura literatura manaus livro praça de alimentação shopping amazonas manaus circuito galinha pintadinha Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 amazonas manaus teatro gebes medeiros cinema amazonas manaus exibição cultura festa amazonas toadas manaus