Representantes do governo de Donald Trump reuniram-se nesta terça-feira (6), em Brasília, com técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o encontro, os norte-americanos ouviram que, segundo a legislação brasileira, facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) não podem ser classificadas como organizações terroristas, mas sim como grupos criminosos.
A delegação dos Estados Unidos está no país para uma série de reuniões voltadas à cooperação internacional no combate ao crime organizado e ao terrorismo. Entre os temas discutidos, está o enfrentamento a organizações criminosas transnacionais.
Nos EUA, a administração Trump tem adotado uma abordagem mais rígida, buscando enquadrar grupos latino-americanos como terroristas com base na legislação local. Um exemplo é a classificação da facção venezuelana Tren de Aragua.
Durante a reunião, os técnicos norte-americanos argumentaram a favor da classificação de grupos como PCC e CV como organizações terroristas. No entanto, os representantes do MJSP explicaram que a legislação brasileira não permite tal enquadramento, já que essas facções têm como principal motivação o lucro por meio do tráfico de armas e drogas, e não estão envolvidas em crimes de ódio ou de natureza religiosa.
Na véspera do encontro, a comitiva americana havia recebido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) um dossiê produzido pelas Secretarias de Segurança Pública do Rio de Janeiro e de São Paulo. O documento sugere ligações entre as facções brasileiras e o grupo Hezbollah, buscando reforçar a tese de que CV e PCC poderiam ser associados ao terrorismo.
Outro ponto de preocupação levantado pelos representantes dos EUA foi a questão da imigração, tema central para o presidente republicano em seu segundo mandato.
Participaram da reunião sete técnicos do MJSP e sete enviados do governo norte-americano.
crianças manaus PCDs evento cultura arte inclusiva lançamento literatura amazonas livro manaus Encantados e Visagentos manaus Manoel Guedes Brandão amazonas investigação crime manaus millenium amazonas bazar da rayana manaus Ciclo Sesc corrida sesc amazonas bicicleta jogo games Esports World Cup competição Free Fire amazonas pipe rack eneva novidades manaus usina manaus NAU 444 Zeudi Souza amazonas igreja amazonas morte furto manaus amazonas Prêmio iCS de Economia & Clima estudo cientifico manaus