O espetáculo Ancestrais, idealizado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves, chega ao município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) no dia 11 de maio. A apresentação será na comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus, Lago de Serpa, no quilômetro 9 do ramal do Ozório, na zona rural do município.
A obra, que teve sua estreia no dia 27 de abril no Quilombo do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, agora viaja para o Quilombo de Serpa, em Itacoatiara, para uma apresentação e roda de conversa em homenagem ao Dia das Mães.
O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Quilombo do Barranco de São Benedito, Quilombo de Serpa Itacoatiara, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.
Cléia Alves destaca que o projeto foi pensado para essas comunidades dos quilombos, tanto de São Benedito, em Manaus, quanto o de Serpa, em Itacoatiara, posteriormente em escolas e universidades, finalizando no Teatro da Instalação. Segundo a coreógrafa e intérprete, a proposta do espetáculo é refletir sobre as identidades, ancestralidades, pertencimento e afirmação étnica por isso pensou também na roda de conversa após a apresentação do espetáculo. No dia 27 de abril teve a mediação da professora e multiartista Francis Baiardi. No dia 11 de maio terá a mediação da professora Bianca Alencar.
Cléia Alves assina a direção, concepção e produção do espetáculo solo. A pesquisa teve início em 2021 em Manaus. “A expectativa para os eventos é sempre positiva. Eu estou muito feliz em poder estar na cena com esse espetáculo, pois eu fiz com muita pesquisa e comprometimento com o meu fazer artístico. Estou com uma equipe de profissionais muito competentes e sei que estamos no caminho certo, fazendo arte e cultura na capital e no interior”, destacou.
Segundo ela, a temática dessa pesquisa em dança se deu por perceber que acontece no Brasil uma propagação da cultura do ódio e um crescente número de atos de racismo, violência, retirada de direitos, discriminação, intolerância religiosa principalmente com o povo negro e povos originários no Brasil.
Através da movimentação da capoeira, do samba, maracatu, boi-bumbá, dança dos orixás, também com seus textos e poesias, e em alguns momentos tocando percussão e cantando pontos das religiões de matriz africana, Cléia Alves conduz para uma viagem de reflexões, inquietações e memórias sobre o legado do povo negro e povos originários.
Temporada Espetáculo Ancestrais
Quilombo de Serpa - Itacoatiara-AM
Dia: 11/05
Hora: 9h
Roda de Conversa após o espetáculo com Mediação de Bianca Alencar.
Escola Estadual Cacilda Braule Pinto
Di:14/05
Hora: 14h
Bairro: Coroado
ESAT-UEA
Dia:20/05
Hora: 16h
Bairro: Praça 14
Teatro da Instalação
Dias: 29 e 30/05
Hora: 19h
Bairro: Centro
homenagem Quilombo de Serpa Dia das Mães Espetáculo Ancestrais oficina manaus amazonas cartas caruanas fundação sociedade manaus amazonas atlas da Amazônia cardeais conclave internacional policial policia militar investigação manaus amazonas sobreviventes queda de avião resgate acidente aereo bolivia mais médicos emprego oportunidade projeto inscrição educação programa do MEC Cursinho popular brasil atropelamento amazonas tragédia manaus acidente cultura show terapya manaus henry freitas amazonas