Diretor-presidente do IPAAM Gustavo Picanço participa de roda de conversa com empresários e destaca papel educativo na gestão ambiental

Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão ambiental no estado, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço, participou nesta segunda-feira (29) de uma roda de conversa promovida pela PanAmazônia, reunindo representantes do empresariado local para discutir os desafios e avanços da legislação ambiental no Amazonas.


Durante o encontro, Picanço ressaltou o compromisso do IPAAM não apenas como órgão fiscalizador, mas também como agente ativo na promoção da educação ambiental e na prevenção de irregularidades. “Nosso papel vai além da regulação. Atuamos também com orientação e educação, principalmente junto ao setor produtivo”, afirmou.


O diretor destacou que, atualmente, o IPAAM oferece 40 tipos de serviços, dos quais apenas 12 são cobrados. “Costumo brincar que não somos uma ONG, mas mesmo assim temos muitos serviços gratuitos. Outorga, desarquivamento e diversos processos não são cobrados pelo Instituto”, explicou.


Em tom descontraído, Picanço relatou ainda uma conversa com o governador do Estado. “Ele me disse: ‘Gustavo, neste ano, com a atualização que estamos fazendo, quero que o IPAAM fature mais que o Detran’. Mas não é faturando com multa. É por meio de campanhas educativas, chegando ao setor primário, aos empresários, de forma orientativa”, destacou.


A participação do IPAAM no evento reforça a aproximação com o setor produtivo e a importância do diálogo entre governo e empresários para a construção de uma agenda ambiental sustentável e economicamente viável no estado.


Confira a roda de conversa na integra:




Fonte: da Redação do site Porto de Lenha