Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão ambiental no estado, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço, participou nesta segunda-feira (29) de uma roda de conversa promovida pela PanAmazônia, reunindo representantes do empresariado local para discutir os desafios e avanços da legislação ambiental no Amazonas.
Durante o encontro, Picanço ressaltou o compromisso do IPAAM não apenas como órgão fiscalizador, mas também como agente ativo na promoção da educação ambiental e na prevenção de irregularidades. “Nosso papel vai além da regulação. Atuamos também com orientação e educação, principalmente junto ao setor produtivo”, afirmou.
O diretor destacou que, atualmente, o IPAAM oferece 40 tipos de serviços, dos quais apenas 12 são cobrados. “Costumo brincar que não somos uma ONG, mas mesmo assim temos muitos serviços gratuitos. Outorga, desarquivamento e diversos processos não são cobrados pelo Instituto”, explicou.
Em tom descontraído, Picanço relatou ainda uma conversa com o governador do Estado. “Ele me disse: ‘Gustavo, neste ano, com a atualização que estamos fazendo, quero que o IPAAM fature mais que o Detran’. Mas não é faturando com multa. É por meio de campanhas educativas, chegando ao setor primário, aos empresários, de forma orientativa”, destacou.
A participação do IPAAM no evento reforça a aproximação com o setor produtivo e a importância do diálogo entre governo e empresários para a construção de uma agenda ambiental sustentável e economicamente viável no estado.
Confira a roda de conversa na integra:
crianças PCDs cultura evento arte inclusiva manaus lançamento livro manaus Encantados e Visagentos amazonas literatura crime Manoel Guedes Brandão manaus investigação amazonas bazar da rayana millenium amazonas manaus bicicleta Ciclo Sesc sesc manaus amazonas corrida jogo Free Fire games Esports World Cup competição pipe rack amazonas eneva manaus novidades usina NAU 444 Zeudi Souza manaus amazonas manaus furto morte amazonas igreja amazonas Prêmio iCS de Economia & Clima manaus estudo cientifico