Cinco pessoas, incluindo um oficial da Polícia Militar, foram presas em Manaus entre a noite de sábado (26) e a madrugada deste domingo (27) por envolvimento em um esquema de 'flanelinhas', realizando cobranças abusivas de estacionamento nas imediações da Arena da Amazônia e do Sambódromo, na Zona Centro-Oeste da cidade.
A operação, realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), aconteceu após denúncias anônimas e investigações realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com a SSP-AM, as cobranças abusivas de estacionamentos ocorriam desde o início do ano, prejudicando motoristas que passavam por áreas de grande movimentação, especialmente em noites de eventos na Arena da Amazônia e no Sambódromo. A PMAM prendeu os envolvidos e deu início aos procedimentos legais para dar sequência à investigação.
O oficial da PMAM preso atuava na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Em resposta à prisão, a Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da PM instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do policial e possíveis crimes militares. A Sedel está prestando apoio à investigação.
O Governo do Estado afirmou que não compactua com condutas irregulares de seus servidores e reafirmou seu compromisso com a transparência e o respeito à lei. A SSP-AM continua monitorando e combatendo crimes relacionados a estacionamentos irregulares na capital.
Combate à cobrança ilegal
Em janeiro deste ano, a SSP-AM se reuniu com órgãos estaduais e municipais para discutir o combate ao uso irregular de estacionamentos em áreas do Governo do Estado, especialmente na zona oeste de Manaus.
A ação inicial focou no quadrilátero que inclui a Arena da Amazônia, Sambódromo, Centro de Convenções Vasco Vasques e Amadeu Teixeira.
O objetivo foi inibir a cobrança abusiva de estacionamento, principalmente por uma quadrilha organizada identificada pela inteligência da Polícia.
A Prefeitura de Manaus também atuou em áreas como o Centro e Ponta Negra, e as Forças de Segurança auxiliaram conforme necessário.
A medida visou melhorar a organização dos eventos e a segurança ao redor desses locais. A integração entre os órgãos municipais e estaduais foi destacada como essencial para resolver o problema.
Fonte: com informação do G1 AM
PCDs manaus arte inclusiva evento cultura crianças literatura lançamento livro manaus amazonas Encantados e Visagentos crime investigação manaus Manoel Guedes Brandão amazonas millenium bazar da rayana amazonas manaus sesc bicicleta corrida Ciclo Sesc amazonas manaus Free Fire jogo Esports World Cup games competição manaus eneva novidades usina amazonas pipe rack NAU 444 amazonas Zeudi Souza manaus amazonas igreja morte manaus furto amazonas estudo cientifico manaus Prêmio iCS de Economia & Clima