No dia 17 de maio, o Centro Histórico de Manaus vai se transformar em palco para a cultura amazonense com a realização do Festival Zero 92. Com entrada gratuita, o evento começa às 15h e reúne mais de 30 atrações musicais, feira criativa, praça de alimentação com gastronomia regional, oficinas e ações de sustentabilidade.
“O Festival Zero 92 nasce como um movimento de reconexão com a nossa memória sonora. A música no Amazonas sempre foi mais do que entretenimento: é identidade, resistência. O festival convida a gente a voltar pros sons que marcaram gerações”, afirma a cantora e produtora Márcia Novo.
A proposta do festival vai além do entretenimento: é uma ação de fortalecimento do orgulho amazonense e estímulo ao setor cultural e criativo.
Programação
Mais de 30 artistas e grupos locais se apresentam em dois palcos montados na Rua José Clemente, que também recebe feira criativa, oficinas e ações sustentáveis. Entre os destaques:
Atrações musicais
Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso
Márcia Novo
Chico da Silva
Edmundo Oran
George Japa
Márcia Siqueira
Jucynha Kero Kero
Celestina Maria
Nunes Filho
Berg Guerra
Banda Meu Xodó
Banda Água Cristalina
Tributos especiais à Banda Carrapicho e Teixeira de Manaus
Oficinas e mentorias (12 a 15 de maio)
Antes do festival, será realizada uma programação formativa gratuita na sede do Sebrae Amazonas, com atividades nos turnos da tarde e da noite:
Mixagem e produção musical
Direitos autorais e arrecadação
Marketing digital para artistas
Atendimento e produção artística
Criação de MEI para profissionais da cultura
Especialistas confirmados:
Julian Lepick
Ricardo Peixoto
Representantes do Sebrae AM, do Escritório Central de Distribuição e Arrecadação (ECAD), e da Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS).
Outras atrações
Feira criativa com empreendedores locais
Praça de alimentação com gastronomia regional
Intervenções artísticas e culturais
Ações de sustentabilidade com a Reciclo Manaós
Compromisso ambiental
O festival reforça a consciência socioambiental ao implementar ações sustentáveis para a gestão de resíduos durante o evento.
evento cultura PCDs arte inclusiva manaus crianças amazonas lançamento literatura livro Encantados e Visagentos manaus amazonas crime Manoel Guedes Brandão manaus investigação amazonas bazar da rayana millenium manaus corrida bicicleta Ciclo Sesc amazonas manaus sesc Esports World Cup jogo games Free Fire competição manaus usina pipe rack novidades amazonas eneva NAU 444 amazonas manaus Zeudi Souza manaus amazonas furto igreja morte manaus amazonas Prêmio iCS de Economia & Clima estudo cientifico