O filme “Ri, Bola”, do roteirista e diretor Diego Bauer, está confirmado na mostra competitiva principal do 71º Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, o festival de curtas mais antigo do mundo. A história da amizade entre o fotógrafo César Nogueira e o ator Felipe Maya Jatobá, o Bola, que perdeu a risada peculiar após trauma causado pela pandemia da Covid-19, vai ser exibida na edição que acontece entre os dias 29 de abril e 4 de maio, na Alemanha.
Com 11 minutos, o curta foi rodado pela Artrupe Produções em 2023, de forma independente. No elenco estão nomes como Wermon Stattos, Isabela Catão, Daniel Ferrat, Robson Ney e Andreza Afroamazônica.
“É o primeiro festival internacional do ’Ri, Bola’, motivo de muita satisfação e alegria porque é o festival de curtas mais antigo do mundo, um qualificador para o Oscar. Eu já tinha participado de festivais internacionais com ‘Enterrado no Quintal’ e ‘Terra Nova’, mas agora é mais especial, um filme tão artesanal, feito por amigos mesmo, um outro registro”, define Diego Bauer. “Realmente me sinto contemplado com essa trajetória que o filme está conseguindo fazer em 2025”.
O Festival Internacional de Curtas de Oberhausen é um dos mais importantes festivais europeus de curta-metragem, conhecido por promover filmes experimentais e que buscam novas linguagens.
“É o festival mais importante que a Artrupe Produções vai participar até o momento”, afirma o distribuidor do filme, Reinel García.
História
Bola sempre foi reconhecido por sua risada e seu amigo, César, postava nas redes sociais. Quando um trauma causado pela pandemia o faz perder sua risada, cabe a César fazê-lo rir novamente.
“Acho muito significativo que um trabalho como o ‘Ri, Bola’ alcance lugares para além das fronteiras da América do Sul, pois isso também é pensar não somente na qualidade técnica do trabalho, mas também a forma como o debate em torno do filme chega”, avalia o ator Felipe Maya.
“’Ri, Bola’ conta a minha história, mas se a gente for levar por uma linha mais metafórica a gente pode pensar: o que de mais valioso em nós foi perdido durante o período pandêmico? Essa pergunta me faz refletir sobre a obra alcançar de forma significativa as pessoas, seja pela comédia, pelo drama de pano de fundo ou pela proposta provocativa que a produção tem”, completa o protagonista.
A ficha técnica do curta amazonense traz ainda Karol Medeiros e Ítalo Bruce na produção, André Cunha na direção de fotografia, Eduardo Resing na montagem, Taiara Guedes no som direto, Lucas Coelho na edição e mixagem de som e João Gabriel Riveres na cor.
exibição de carro carro amazonas manaus manaus diecast dia do jazz manaus música amazonas filarmonica amazonas amazonas coletivo mais seguro recuperafone manaus registro identidade cin amazonas documentos manaus Ponte Rio Negro mpam investigação manaus cob manaus amazonas Jodson Edington cbte ipaam panamazonia amazonas manaus gustavo picanço palestra manaus amazonas projeto Innovation Day amazonas feriado do trabalhador arraial manaus Santuário do Trabalho compra amazonas eletronicos manaus dia das mães