Após a forte chuva que atingiu Manaus na quarta-feira (19), o prefeito David Almeida afirmou, nesta quinta-feira (20), que a prefeitura irá utilizar tecnologia para antecipar riscos de chuvas intensas. Segundo o gestor municipal, os problemas causados recentemente pelo volume de precipitações estão diretamente relacionados ao déficit habitacional da capital.
No dia anterior, a Defesa Civil municipal atendeu a 79 ocorrências provocadas pelas chuvas, incluindo um deslizamento de terra na Rua da Paz, comunidade Fazendinha 2, que resultou na morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos, além de deixar outras cinco pessoas feridas.
David Almeida anunciou que uma das medidas da Prefeitura será a instalação de nove radares meteorológicos em Manaus, com o objetivo de aprimorar a previsão e o monitoramento das chuvas na região. De acordo com o prefeito, esses radares serão capazes de medir a quantidade e a incidência das chuvas com até três horas de antecedência.
"Vamos nos antecipar com a tecnologia e a informação", afirmou David,destacando que março tem sido um dos meses mais chuvosos dos últimos quatro anos.
Além disso, o prefeito informou que está em contato com o governo federal, por meio de emendas do senador Eduardo Braga, buscando recursos que somam R$ 100 milhões para obras de controle das voçorocas — áreas propensas a deslizamentos devido à erosão do solo.
Em relação às áreas de risco, o prefeito explicou que já foram catalogadas mais de 1.650, sendo que 644 delas estão classificadas com os maiores índices de risco (nível 3 e 4). David afirmou que as famílias que moram nessas áreas já foram notificadas sobre os riscos.
"Já notificamos, mas a necessidade faz as pessoas continuarem morando nessas regiões", disse. O prefeito relacionou a situação diretamente ao déficit habitacional do município, justificando que as pessoas, diante da falta de moradia, buscam áreas de risco para construir as residências.
David Almeida ainda destacou que a Prefeitura está trabalhando na construção de novas moradias para atender a população que vive em áreas de risco. Ele disse que essas famílias estão cadastradas no programa de calamidade e aguardam a entrega de imóveis do "Minha Casa, Minha Vida", uma parceria com o governo federal.
O prefeito disse ainda que durante o seu mandato serão entregues 4.700 moradias por ano, como parte das ações para reduzir o déficit habitacional.
brasil eliminatorias bolivia copa do mundo futebol valores iphone tecnologia iphone 17 novo modelo educação amazonas edital manaus oportunidade crime investigação policia amazonas manaus tema de carnaval carnaval carioca isabelle nogueira grande rio olhar do norte festival cultura manaus amazonas cinema programação feirinha geek manaus amazonas manaus teatro amazonas espetáculo festival amazonas manaus olhar do norte Wagner Moura O Agente Secreto sorteio manaus Nota Fiscal Amazonense nota fiscal amazonas