O período de defeso no Amazonas chegou ao fim para oito espécies de peixes amazônicos. Com isso, a pesca e venda desses peixes nos rios foi liberada desde o domingo (16), informou o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Confira a lista das espécies.
A pesca estava proibida desde 15 de novembro do ano passado, devido ao período que visa preservar a população e reprodução dos peixes amazônicos.
As oito espécies tiveram a captura liberada são:
Aruanã;
Caparari;
Surubim;
Matrinxã;
Pirapitinga;
Mapará;
Sardinha;
Pacu.
No caso do tambaqui, o Idam alerta que a proibição ocorre até o dia 31 de março, enquanto o pirarucu tem defeso permanente nos rios, podendo ser capturado apenas em unidades de conservação.
De acordo com a titular da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves, com o encerramento da proibição das oito espécies, os pescadores artesanais retomarão aos trabalhos, assim como os eventos relacionados às espécies, o que proporcionará o impulsionamento da pesca e a geração de emprego e renda aos envolvidos na atividade.
"Aqui no Amazonas, temos no município de Careiro da Várzea o evento da Pesca do Mapará, que ocorre logo após o fim do período de defeso e tem grande importância para o município", exemplificou a gerente.
Defeso
O defeso é o período durante o qual a pesca de determinadas espécies é proibida com o intuito de proteger a reprodução ou recrutamento desses animais. Essa é uma determinação do Governo Federal voltada à preservação e níveis sustentáveis dos estoques das espécies.
A medida federal advém do avanço expressivo da capacidade de captura, resultante da ampliação do número de embarcações e da modernização das metodologias de pesca, culminando na redução de populações de diversas espécies.
podcast Vem de 3 ateliê 23 manaus funk festa musica funk evento cultura passo a paço cuidado sou manaus ingressos saúde da mulher unidades móveis de saúde da mulher manaus amazonas saúde brasil mundial de ginastica ritmica parque olimpico esporte evidencias amazonas manaus Gabriela Spanic processo manaus ingressos pcd sou manaus 2025 amazonas escola projetos educação empreendedorismo manaus alunos sebastião cabaré chinelo manaus amazonas teatro musical atelie 23 aniversário cinema sesc documentário teatro amazonas exibição