Nesta quinta-feira (20/02), às 20h, o Teatro Amazonas será palco de um concerto especial da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), que reúne três grandes nomes da música clássica: Giacomo Puccini, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Samuel Barber.
Sob a regência do maestro Otávio Simões, como convidado da OCA, o espetáculo promete emocionar o público com vertentes distintas do romantismo. "O público vai ouvir três vertentes diferentes do romantismo. Tem o romantismo italiano do Puccini, o pós-romantismo americano do Barber e o refinamento da música russa com a ‘Serenata para cordas’ de Tchaikovsky", destaca o maestro.
Homenagem
A apresentação traz uma obra pouco conhecida de Giacomo Puccini, que ficou famoso mundialmente por suas óperas. Segundo o maestro, essa peça, escrita para orquestra de cordas, foge do estilo operístico pelo qual o compositor italiano é mais lembrado. "Ano passado foi o centenário da morte dele, o mundo inteiro tocou muitas obras suas. Mas ele é um compositor conhecido por fazer ópera, e eu vou apresentar ‘Crisantemi’, uma peça que pouca gente conhece, sem cantar, sem nada. É uma homenagem póstuma a um amigo dele", explica Otávio Simões.
Já Samuel Barber, representante do século XX, traz ao programa um toque moderno, mas ainda carregado de lirismo. Seu “Adagio para Cordas” é uma das peças mais emocionantes do repertório clássico e amplamente utilizado no cinema. "Ele é um autor moderno, mas essa obra tem uma cara romântica, apesar de já ser do século XX. É uma peça muito famosa, que toca em vários filmes, e acho que o público vai gostar", comenta Otávio.
Para encerrar o espetáculo, a Orquestra de Câmara do Amazonas interpreta a “Serenata para Cordas em Dó Maior”, de Tchaikovsky. Considerada uma das composições mais refinadas do repertório para orquestra de cordas, a peça exige técnica e sensibilidade dos músicos.
"Ela é difícil, como a maioria das coisas do Tchaikovsky, mas a Orquestra de Câmara do Amazonas toca essa obra com gosto. Ali temos uma mistura maravilhosa de músicos amazonenses, russos, bielorrussos, cubanos, latino-americanos em geral. Eles tocam essa peça com a alma russa, mas com o calor dos amazonenses", destaca o maestro.
Semana especial
O maestro Otávio Simões, que completa 12 anos desde que chegou a Manaus, vê o convite para reger este concerto como um momento especial de sua trajetória. "Me sinto muito privilegiado. Completei 12 anos em Manaus agora, no dia 17 de fevereiro. Vim para cá a convite do maestro Malheiros e da Secretaria de Cultura na época”, lembra.
“Coincidentemente, esse concerto acontece exatamente nessa data, e eu estou ali fazendo música com amigos, porque orquestra de câmara são amigos pessoais, gente de quem eu gosto muito", diz o maestro.
Com um repertório emocionante e uma orquestra formada por músicos de diversas nacionalidades, o concerto com cerca de uma hora de duração, promete ser uma experiência única para o público manauara.
manaus aguas de manaus manutenção bairros de manaus manaus festival de teatro da amazonia amazonas atelie 23 gastronomia zona food di ferrero amazonas show manaus ubs ofensa ao pudor manaus amazonas importunação sexual manaus ecobags fas fundação amazonia sustentavel amazonas aplicativo amazonas defesa civil alerta defesa civil do amazonas manaus amazonas manaus empresários NRF 2026 manaus amazonas joão gustavo kienen musica ufam música orquestra barroca série amazonas manaus amazonas teatros de manaus teatros teatro amazonas manaus