O ex-vereador de Manaus, Caio André (União Brasil), foi nomeado como novo titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). A informação foi confirmada pelo governo estadual em nota divulgada na tarde desta terça-feira (4).
De acordo com o Executivo, a nomeação será oficializada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, com assinatura do governador Wilson Lima (União Brasil).
Caio André assume a pasta no lugar de Cândido Jeremias Neto, que esteve à frente da secretaria entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. Seu antecessor, Marco Apolo Muniz, foi exonerado após ser flagrado em uma reunião com secretários estaduais e policiais militares, em um encontro suspeito de favorecer uma candidata à prefeitura de Parintins.
A indicação de Caio André vinha sendo especulada desde sua derrota nas últimas eleições municipais, quando não conseguiu a reeleição para vereador e ficou como primeiro suplente do União Brasil, com 8.019 votos. Entre 2023 e 2024, presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e teve papel estratégico na articulação política do governador Wilson Lima junto ao legislativo municipal.
Natural de Manaus, Caio André é bacharel em Direito desde 2002. Sua atuação na administração pública começou como conselheiro municipal de Esportes (2012-2013), seguido pelo cargo de subsecretário municipal de Esportes em 2014.
No âmbito estadual, foi assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer em 2017, tornando-se titular da pasta em 2019. Também comandou a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).
Em 2020, foi eleito vereador de Manaus com 4.666 votos, assumindo posteriormente a presidência da CMM.
bairros de manaus manutenção manaus aguas de manaus atelie 23 festival de teatro da amazonia amazonas manaus amazonas di ferrero gastronomia zona food manaus show manaus amazonas importunação sexual ofensa ao pudor ubs manaus fundação amazonia sustentavel amazonas fas ecobags manaus aplicativo defesa civil do amazonas defesa civil alerta amazonas amazonas manaus empresários NRF 2026 manaus amazonas musica ufam joão gustavo kienen manaus música orquestra barroca série amazonas teatros teatros de manaus manaus amazonas teatro amazonas