A última semana de janeiro traz uma agenda cultural diversificada, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. De 30 a 31 de janeiro, o público poderá aproveitar uma programação que inclui filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo, exposições que celebram a arte regional e a inclusão, além de um show de aniversário do cantor Luso Neto, com a participação de convidados especiais.
Entre os destaques da agenda estão a exposição “Quanto + Preto Melhor”, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, e o lançamento do filme “Narradores do Canumã”, que será exibido em uma escola estadual no interior do Amazonas.
Lei Paulo Gustavo
Na quinta-feira (30/01), às 18h30, será lançado o filme "Narradores do Canumã: a comunidade conta sua história", dirigido por Christopher Rocha. A estreia ocorre no Salão Nobre da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Canumã, no município de Borba (distante 210 km de Manaus).
Show e convidados especiais
A cidade de Manaus receberá nesta sexta-feira (31/01), o grande show de aniversário do cantor e compositor Luso Neto. A festa intitulada “B'day - Luso & Convidados”, tem seu início às 20h no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro. O evento contará com a participação de artistas como Dudu Brasil, Trava no Samba, Uendel Pinheiro, Lucilene Castro, Novos Barés e Lady Parker.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site (www.shoppingingressos.com.br) ou nas lojas Óticas Diniz dos Shoppings Amazonas, Manauara e Sumaúma. No dia do show, também será possível comprar ingressos diretamente na bilheteira do Teatro da Instalação.
Exposições
A exposição “Quanto + preto melhor”, com curadoria de Marcelo Rufi, está em cartaz no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, localizado na Rua Costa Azevedo, 290, Centro. A mostra resgata e amplia histórias invisibilizadas, promovendo reflexões sobre letramento racial e a força ancestral que permeia a negritude.
A exposição reúne trabalhos dos artistas participantes do grupo Arte Ocupa. São eles: Anderson Souza, André Cavalcante Pereira, Andrew Ponto, Cigana do Norte, Edvando Alves, Estevan Leandro, Jorge Liu, Manuo, Rana Mariwo, Travamazonica, Ventinho, Vivian Evangelista e Zem Babumones. A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a domingo, das 15h às 20h.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, continua exibindo a exposição “Amyipaguana, Ancestralidade Presente”, inaugurada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A obra está em exposição no espaço cultural de segunda-feira a sábado (exceto às terças), das 9h às 15h.
A programação completa da agenda cultural pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais @culturadoam.
manaus bairros de manaus aguas de manaus manutenção festival de teatro da amazonia manaus atelie 23 amazonas gastronomia zona food show amazonas manaus di ferrero ubs amazonas ofensa ao pudor manaus importunação sexual ecobags amazonas manaus fundação amazonia sustentavel fas defesa civil do amazonas defesa civil alerta manaus amazonas aplicativo NRF 2026 empresários amazonas manaus ufam musica joão gustavo kienen amazonas manaus amazonas orquestra barroca série música manaus amazonas teatros de manaus teatro amazonas teatros manaus