O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), anuncia a retomada do Fórum Estadual de Turismo do Amazonas (Forestur), que tem como objetivo fortalecer políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O Fórum iniciou as atividades nesta sexta-feira, (10/01), com a aprovação do regimento interno e calendário de reuniões para 2025.
A reativação do Forestur foi oficializada pelo Decreto nº 50.824, de 5 de dezembro de 2024, assinado pelo governador Wilson Lima. Sob coordenação da Amazonastur, o Fórum retorna como um espaço estratégico para contribuir com a Política de Desenvolvimento Turístico do Estado, além de apoiar o planejamento e a execução de ações que integrem os princípios ambientais, sociais e econômicos.
A diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, destacou que a reativação é uma conquista para o turismo amazonense, promovendo um diálogo construtivo para a implementação de um plano de ação integrado.
“O Fórum Estadual de Turismo reúne órgãos que integram a cadeia produtiva do setor e é fundamental para debater os avanços turísticos. Ele não só propõe ações e políticas públicas, mas também valida propostas bem estruturadas e eficazes para a consolidação e sustentabilidade do modelo de gestão, melhorando assim a qualidade do serviço oferecido ao turista até a eficiência da economia local”, afirmou Pampolha.
O presidente do Amazonas Cluster de Turismo (ACT), Kleber Bechara, enfatizou a importância do Forestur como um espaço estratégico para fortalecer o turismo em todo o estado e promover o diálogo entre os diferentes agentes do setor.
“A reativação do Florestur é um marco para o turismo do Amazonas. Este fórum é fundamental para promover debates construtivos e definir ações práticas que beneficiem tanto o trade turístico quanto as comunidades locais. Esperamos que este espaço seja utilizado para validar propostas estratégicas e fortalecer o papel do turismo como uma matriz econômica sustentável no estado,” afirmou Bechara.
Próximos passos
Com 31 instituições participantes, o Fórum terá reuniões ordinárias trimestrais, com uma reunião extraordinária adicional já marcada para fevereiro, tendo como pauta principal o remapeamento das regiões turísticas do Amazonas para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, programa instituído pelo Ministério do Turismo (Mtur).
desenvolvimento regional primeira turma escola técnica de Silves compromisso educação formação Eneva manaus teatro amazonas amazonas águas de manaus sebastião mostra programação turismo Museu do Seringal manaus cultura manaus festival do beiradão cultura amazonas música show Raphael Ghanem youtuber amazonas manaus amazonas manaus cufa batalha prime cufa manaus amazonas roda de capoeira Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro manaus capoeira manaus defensoria pública amazonas meu pai tem nome projeto programação mostra de teatro águas de manaus amazonas manaus diversidade pulseira programação ingresso passo a paço show sou manaus