Rosa Mariette Oliveira Geissler, diretora técnica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), assumiu interinamente a presidência do órgão nesta terça-feira (10). A mudança ocorre após a exoneração do diretor-presidente Juliano Valente, em meio a revelações de um esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal (PF).
A investigação, conduzida pela PF, expôs fraudes fundiárias e a venda ilegal de créditos de carbono, resultando em uma operação realizada nos estados do Amazonas, Rondônia e Pernambuco. Durante a ação, dois servidores do Ipaam foram presos, e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os alvos, estão quatro advogados e um policial militar de Rondônia. Dionísia Soares Campos, superintendente de Agricultura e Pecuária do Amazonas, também foi alvo de busca.
O Governo do Estado confirmou que, além de Juliano Valente, todos os servidores do Ipaam implicados na operação foram exonerados e afastados de suas funções na segunda-feira (9), incluindo os servidores de carreira.
Rosa Mariette, agora à frente do instituto, assume a missão de liderar o Ipaam em meio a um cenário de desafios e necessidade de reestruturação institucional.
consumo de peixe venda de peixe em manaus semana santa manaus peixe amazonas amazonas manaus reajuste Segurança Pública do Estado Wilson Lima cultura cinema manaus lgbt amazonas arte música Festival Zero 92 amazonas cultura manaus amazonas indigenas manaus livraria valer cultura conversa manaus senai amazonas banco de talentos recursos humanos plataforma amazonas manaus video fios de cobre policia radares de velocidade detran Corredor Criativo da Amazônia amazonas FAO manaus manaus resgae denuncia amazonas ipaam caprichoso feijoada garantido amazonas manaus