Rosa Mariette Oliveira Geissler, diretora técnica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), assumiu interinamente a presidência do órgão nesta terça-feira (10). A mudança ocorre após a exoneração do diretor-presidente Juliano Valente, em meio a revelações de um esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal (PF).
A investigação, conduzida pela PF, expôs fraudes fundiárias e a venda ilegal de créditos de carbono, resultando em uma operação realizada nos estados do Amazonas, Rondônia e Pernambuco. Durante a ação, dois servidores do Ipaam foram presos, e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os alvos, estão quatro advogados e um policial militar de Rondônia. Dionísia Soares Campos, superintendente de Agricultura e Pecuária do Amazonas, também foi alvo de busca.
O Governo do Estado confirmou que, além de Juliano Valente, todos os servidores do Ipaam implicados na operação foram exonerados e afastados de suas funções na segunda-feira (9), incluindo os servidores de carreira.
Rosa Mariette, agora à frente do instituto, assume a missão de liderar o Ipaam em meio a um cenário de desafios e necessidade de reestruturação institucional.
furto celulares recuperados amazonas roubo manaus celulares educação manaus amazonas livro ufam professora Brasil Profundo música Teatro ICBEU dia do gamer amazonas manaus game immu manaus amazonas sou manaus carteirinha ateliê 23 podcast Vem de 3 funk cultura festa musica manaus funk evento passo a paço ingressos cuidado sou manaus manaus unidades móveis de saúde da mulher saúde amazonas saúde da mulher parque olimpico esporte evidencias brasil mundial de ginastica ritmica