A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou no início desta semana um Projeto de Lei (PL) que autoriza a extensão do plano de saúde dos vereadores para ex-parlamentares. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), pouco após sua derrota na tentativa de reeleição.
Segundo nota divulgada pela Câmara, o Projeto de Lei nº 456/2024 permite que ex-parlamentares acessem o plano de saúde da Geap, disponível para servidores públicos ativos e inativos. No entanto, a CMM destacou que os custos serão integralmente assumidos pelos ex-parlamentares que aderirem ao benefício, sem qualquer despesa adicional para o Legislativo Municipal.
A votação contou com 17 votos a favor e nove contrários. Os vereadores que votaram contra a proposta foram:
Após a aprovação, o texto foi promulgado pelo próprio autor do projeto, vereador Caio André.
A nova lei prevê que o benefício também seja estendido aos familiares dos ex-parlamentares, desde que os custos sejam totalmente pagos pelos aderentes, nos mesmos valores praticados para os atuais servidores da Câmara. O pagamento será realizado por meio de boletos bancários. Atualmente, o Legislativo subsidia 50% do plano de saúde de seus servidores, que arcam com o restante.
O vereador Caio André justificou a medida argumentando que o benefício foi solicitado por ex-vereadores que perderam o plano ao concluir seus mandatos. Ele também mencionou que, a partir de 1º de fevereiro, enfrentará a mesma situação ao deixar de integrar a próxima legislatura.
Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil Alexandre de Moraes manaus humaita amazonas resgate criança perdida exibição de carro amazonas carro manaus manaus diecast música amazonas amazonas filarmonica dia do jazz manaus manaus coletivo mais seguro amazonas recuperafone identidade documentos cin registro manaus amazonas mpam investigação manaus Ponte Rio Negro cob Jodson Edington manaus cbte amazonas gustavo picanço panamazonia ipaam manaus amazonas projeto palestra amazonas manaus Innovation Day