A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) alerta a população que está proibida a entrada de mamão oriundo dos estados de Roraima, Amapá e Pará, onde já foi detectada a existência da mosca-da-carambola. O mamão foi incluído entre as dezenas de frutos hospedeiros da praga, por isso seu trânsito para o Amazonas está proibido.
Na Portaria nº 1.188, de 15 de outubro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) incluiu a espécie Mamoeiro (Carica papaya) como hospedeiro da praga Bactrocera carambolae. Essa lista tem cerca de 30 frutos, como a carambola, manga, caju, laranja, pitanga, jambo, acerola, goiaba e pimenta de cheiro.
“Essa portaria restringe o trânsito de mamão, assim como dos outros hospedeiros da mosca-da-carambola, dos estados onde a praga se encontra presente para os outros estados da federação”, explica o gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos.
A proibição já está vigente e as equipes de fiscalização da Adaf devem realizar a apreensão em caso de tentativa de entrada, no Amazonas, dos frutos vindos do Amapá, Pará e Roraima. Para garantir a sanidade vegetal do Estado, especialmente na divisa com estados onde a praga se faz presente, a agência mantém servidores nas barreiras de Jundiá (RR) e Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), monitorando a entrada de pessoas de Roraima e Pará.
O gerente da Adaf destaca que a mosca-da-carambola não representa perigo à saúde humana, mas que “a praga, entrando no Estado, vai afetar a parte econômica e social”. Isso porque ela é devastadora para a fruticultura e ameaça a economia do Brasil, o terceiro maior produtor de frutas do mundo.
A mosca-da-carambola mede 8 milímetros de comprimento, tendo a parte superior do tórax de cor escura e o abdome amarelo, com listras pretas que se encontram formando um “T”. Suas asas são levemente amareladas e translúcidas.
Qualquer suspeita de ocorrência da praga no Amazonas deve ser imediatamente comunicada aos órgãos responsáveis. Informações e denúncias podem ser reportadas à GDV/Adaf pelo número (92) 99390-1750.
manaus manutenção bairros de manaus aguas de manaus amazonas festival de teatro da amazonia atelie 23 manaus amazonas zona food show manaus gastronomia di ferrero ofensa ao pudor manaus ubs amazonas importunação sexual ecobags amazonas fas fundação amazonia sustentavel manaus aplicativo defesa civil do amazonas defesa civil alerta amazonas manaus manaus amazonas NRF 2026 empresários ufam joão gustavo kienen musica manaus amazonas série manaus amazonas música orquestra barroca amazonas teatros teatro amazonas teatros de manaus manaus