A 25ª edição do Eco Festival do Peixe-boi, realizado em Novo Airão, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com apresentações de artista nacionais. O evento, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, conforme a Lei nº 6.717/2024, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), é promovido pela Prefeitura de Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc) e da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur).
"O festival é uma das mais importantes celebrações da cultura amazônica, além de contribuir para a preservação do peixe-boi, uma espécie ameaçada", disse D'Angelo. De acordo com ele, a Lei aumenta a consciência sobre a biodiversidade, a preservação da região e a valorização das tradições locais.
Novo Airão destaca-se por suas praias fluviais e um ecossistema rico às margens do rio Negro. O festival, realizado desde o final dos anos 80, tem como ponto alto a disputa entre os grêmios folclóricos Peixe-boi Anavilhanas e Peixe-boi Jaú, que trazem apresentações sobre mitos e lendas da Amazônia.
O evento conta com a apresentação e embates entre os grêmios folclóricos Peixe-boi Anavilhanas (verde e branco) e Peixe-boi Jaú (verde e preto), que, por meio de rituais cênicos e musicais, invocam mitos, lendas e elementos naturais em defesa da preservação da Amazônia.
“O reconhecimento do festival como patrimônio cultural valoriza e perpetua uma das mais importantes celebrações da nossa cultura amazônica”, declarou o deputado. Para D’Angelo, o evento vai além do entretenimento. “O Eco Festival é uma manifestação de respeito à fauna e à flora da nossa região. Com essa Lei, asseguramos que futuras gerações possam celebrar e preservar essa rica tradição”.
manutenção bairros de manaus aguas de manaus manaus amazonas manaus festival de teatro da amazonia atelie 23 di ferrero manaus amazonas zona food gastronomia show ubs ofensa ao pudor amazonas importunação sexual manaus fas fundação amazonia sustentavel manaus amazonas ecobags aplicativo defesa civil do amazonas manaus amazonas defesa civil alerta manaus empresários amazonas NRF 2026 joão gustavo kienen amazonas manaus ufam musica orquestra barroca amazonas série música manaus teatros de manaus teatro amazonas teatros amazonas manaus