A 25ª edição do Eco Festival do Peixe-boi, realizado em Novo Airão, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com apresentações de artista nacionais. O evento, que é Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, conforme a Lei nº 6.717/2024, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), é promovido pela Prefeitura de Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc) e da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur).
"O festival é uma das mais importantes celebrações da cultura amazônica, além de contribuir para a preservação do peixe-boi, uma espécie ameaçada", disse D'Angelo. De acordo com ele, a Lei aumenta a consciência sobre a biodiversidade, a preservação da região e a valorização das tradições locais.
Novo Airão destaca-se por suas praias fluviais e um ecossistema rico às margens do rio Negro. O festival, realizado desde o final dos anos 80, tem como ponto alto a disputa entre os grêmios folclóricos Peixe-boi Anavilhanas e Peixe-boi Jaú, que trazem apresentações sobre mitos e lendas da Amazônia.
O evento conta com a apresentação e embates entre os grêmios folclóricos Peixe-boi Anavilhanas (verde e branco) e Peixe-boi Jaú (verde e preto), que, por meio de rituais cênicos e musicais, invocam mitos, lendas e elementos naturais em defesa da preservação da Amazônia.
“O reconhecimento do festival como patrimônio cultural valoriza e perpetua uma das mais importantes celebrações da nossa cultura amazônica”, declarou o deputado. Para D’Angelo, o evento vai além do entretenimento. “O Eco Festival é uma manifestação de respeito à fauna e à flora da nossa região. Com essa Lei, asseguramos que futuras gerações possam celebrar e preservar essa rica tradição”.
acidente aereo resgate sobreviventes queda de avião bolivia oportunidade emprego projeto mais médicos Cursinho popular brasil educação inscrição programa do MEC acidente manaus amazonas tragédia atropelamento cultura show henry freitas terapya amazonas manaus humaita manaus amazonas criança perdida resgate brasil Alexandre de Moraes Fernando Collor Supremo Tribunal Federal creme dental saúde pasta de dente brasil anvisa colgate manaus Tasselo Brelaz O Profissional do Momento cultura livro amazonas amazonas projeto galeria cidade aberta parintins manaus