O Amazonas registrou o primeiro caso de dengue tipo 3 dos últimos 15 anos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) na última semana. Os últimos casos da doença por esse tipo haviam sido confirmados entre os anos de 2002 e 2009.
Ainda de acordo com a FVS-RCP, de 1 de janeiro a 26 de setembro de 2024, foram confirmados 6.191 casos de dengue, o que representa um aumento de 67,9% quando em relação ao mesmo período de 2023. Os casos foram confirmados clinicamente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que as medidas de prevenção da doença devem ser intensificadas, principalmente para que pessoas que já foram infectadas com o vírus tenham outros tipos da doença.
“A dengue possui quatro sorotipos. Pessoas que foram infectadas com outros sorotipos ficam mais vulneráveis a desenvolver a dengue na forma mais grave. Todos nós somos responsáveis pela prevenção, evitando criadouros do mosquito”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
No Amazonas, a FVS-RCP realiza o monitoramento das arboviroses por meio do Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas. Além de suporte técnico, capacitações técnicas virtuais e presenciais, a FVS-RCP entrega equipamentos, como veículos, inseticidas aos municípios.
O órgão informa também que os próprios moradores podem realizar os meios de prevenção em casa com medidas como:
manaus salário minimo amazonas brasil regras reajuste mudanças aposentadoria brasil inss amazonas manaus dennys salvador amazonas música ritmo carnaval Manaus amazonas manaus movimento por cristo projeto manaus camila pudim marketing Encontro Manauara de Marketing Digital amazonas amazonas manaus nomes ravi manaus produção produção ingressos amazonas ferveion hpv vacina amazonas manaus amazonas show cultura mirante lucia almeida programação manaus roraima oportunidade sergipe manaus ceará emprego maranhão amazonas amazonas Eneva