A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) iniciou, nesta terça-feira (24/09), seu estande de artesanato indígena na 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas – ExpoAgro 2024. A feira reúne as etnias Tikuna, Kokama, Sateré-Mawe e Baré.
Com entrada gratuita, o estande de artesanato permanecerá aberto até domingo (29/09), último dia da 46ª ExpoAgro, que acontece no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
O diretor-presidente em exercício da Fepiam, Carlos Alexandre de Oliveira, ressaltou a importância da Expoagro em levar oportunidade aos artesãos indígenas.
”A exposição agropecuária, promovida pelo Governo do Amazonas, preserva a história e contribui para o etnodesenvolvimento. São essas ações que geram autonomia econômica e fortalecem nossos parentes”, destaca Oliveira.
Durante a exposição, os visitantes do stand poderão encontrar uma variedade de itens artesanais, como objetos de decoração, acessórios, todos elaborados com técnicas tradicionais e materiais nativos, produtos naturais e agricultura familiar indígena.
Para o diretor técnico, Joabe Leonam, o evento proporciona um espaço vibrante para que as comunidades mostrem sua arte e seus produtos, promovendo a preservação de suas tradições e gerando oportunidades de renda e autonomia.
“É um ambiente para explorar a rica cultura dos povos indígenas e apoiar sua preservação. Uma chance para que essas comunidades compartilhem sua arte e produtos com um público mais amplo”, afirma Leonam.
queda de avião bolivia resgate sobreviventes acidente aereo oportunidade emprego projeto mais médicos brasil educação inscrição Cursinho popular programa do MEC acidente amazonas tragédia atropelamento manaus amazonas cultura terapya manaus show henry freitas manaus humaita criança perdida amazonas resgate Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal brasil Fernando Collor pasta de dente anvisa creme dental saúde brasil colgate cultura Tasselo Brelaz manaus amazonas livro O Profissional do Momento amazonas projeto parintins galeria cidade aberta manaus