A programação desta semana do Cine Carmen Miranda abre a quinta (29) com dois filmes bem diferentes, mas igualmente cultuados. O primeiro é o japonês ‘Porco Rosso’ (1992), de Hayao Miyazaki, às 17h e, a segunda película é o francês ‘A História de Adèle H.’, de François Truffaut. O público poderá assistir aos filmes gratuitamente. O Cine Carmen Miranda está situado à Rua do Congresso, nº 10, no entorno da Praça do Congresso, Centro de Manaus (portão laranja, próximo à Biblioteca Pública Municipal).
O título ‘Porco Rosso: O Último Herói Romântico’ é um anime em longa metragem baseado no manga ‘Hikōtei Jidai’, de Hayao Miyazaki, dirigido pelo próprio Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli, lançado em 1992. Na Itália, durante o período entre as duas guerras, com um fundo de recessão económica e de ascensão do fascismo, perdido numa ilha deserta no mar Adriático, um ex-piloto emérito da Força Aérea Italiana, se vê transformado em um porco e converte-se em caçador de recompensas.
Já ‘A História de Adèle H.’Halifax, é ambientado em 1863, em que uma jovem mulher usando o nome de Lewly chega ao local com o objetivo de achar o tenente Albert Pinson (Bruce Robinson), por quem é obcecada apesar dele ele não lhe corresponder o amor. Na verdade, ela é Adèle Hugo (Isabelle Adjani), segunda filha de Victor Hugo, o grande escritor francês. Esta situação a deixa em um desespero crescente, ficando perturbada e a levando a um processo de autodestruição.
‘A gosto do terror’ encerra na sexta!
O selo ‘A gosto do terror’ chega ao fim nesta sexta-feira (30) com gostinho de quero mais. Após várias sextas lotadas, o Cine Carmen Miranda se despede deste ciclo, com as produções do horror, nesta sexta (30), às 18h, o clássico ‘O lobisomem’ (1941),com Lon Chaney, e, na sequência, às 20h, a primeira versão cinematográfica de A bolha assassina’, de 1958, com Steve McQueen.
A semana encerra com uma homenagem do Cine Carmen Miranda a uma das cineastas mais atuantes e talentosas do cinema amazonense: Christiane Garcia. O selo ‘A tela é do Amazonas’ apresentará cinco projetos audiovisuais da artista e após as exibições, a convidada baterá um papo com o público sobre estes trabalhos. A primeira sessão inicia às 17h.
O cinema de rua tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.
inscrição manaus a mazonas Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro Escola Superior de Cerveja e Malte manaus academia da cerveja amazonas samba pagode show amazonas manaus salgadinho Feira Internacional de Gastronomia Amazônica cultura figa gastronomia manaus amazonas Bora BB Tierry Expo Favela Innovation 2025 cultura show competição games game amazonas arraiá da cia Athletica show cultura manaus comida tipica manaus Felipe Amorim amazonas pé na areia show amazonas kpop cover Encontro K-Pop Manaus kpop manaus manaus amazonas Amazonas Green Jazz Festival