Dois importantes filmes nacionais são destaque do ciclo ‘Clássicos do Cinema do Brasil’, nesta quinta-feira (15), no Cine Carmen Miranda. Gratuitamente, a primeira sessão traz a cultuada obra de Mário Peixoto ‘Limite’, de 1931, às 17h e, em seguida, às 19h, o público poderá conferir as performances de Oscarito e Grande Otelo no hilário ‘Aviso aos navegantes’ (1950).
O Cine Carmen Miranda foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio cultural de Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.
Na obra prima ‘Limite’, em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão, a outra estava desesperada, e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte, relembrando as situações de seu passado. Eles não têm mais força ou desejo de viver e atingiram o limite de suas existências. O longa de Mário Peixoto foi escolhido em 2015 como o melhor filme brasileiro de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), que divulgou, à época, o ranking com 100 títulos. A entidade era composta por mais de 100 críticos e jornalistas.
Já em ‘Aviso aos navegantes’, a trama mostra Frederico, que embarca clandestinamente em um transatlântico vindo de Buenos Aires para o Rio de Janeiro. É descoberto por Azulão, cozinheiro do navio, que, entretanto, não o denuncia na condição de que Frederico trabalhe para ele na cozinha. O filme é encabeçado por astros do humor brasileiro como Oscarito e Grande Otelo e marcou o início da carreira de Roberto Farias no cinema. Nesse filme ele foi fotógrafo still. Estreia também nas telas de Geraldo José, o sonoplasta que mais trabalhou no cinema brasileiro. São mais de 600 filmes e seu recorde dificilmente será quebrado. Em 1974, recebeu o prêmio Coruja de Ouro por ter sonorizado 33 filmes no intervalo de um ano.
‘A gosto do terror’ segue para a terceira semana
O Cine Carmen Miranda acertou em cheio com o selo ‘A gosto do terror’, seleção de títulos raros, enfocando as produções do gênero, a partir dos primórdios do cinema mundial. Os amantes do horror lotaram as duas primeiras semanas, principalmente os jovens. Na próxima sexta (16), o público poderá conferir, a partir das 18h, o alemão ‘M – O vampiro de Dusseldorf’ (1931). Já a segunda sessão tem o esperado ‘Drácula’, com Bela Lugosi, iniciando às 20h. Na entrada do cinema, o público sente a energia e a atmosfera de suspense, com sonorização de terror e fumaça.
E o ciclo ‘As décadas do Oscar’ segue neste sábado (17), com os vencedores da estatueta de melhor filme nos anos de 1933 e 1934, com os filmes ‘Grande Hotel’ e ‘Cavalgada’, respectivamente. Tudo gratuito.
exibição de carro manaus diecast amazonas manaus carro manaus amazonas filarmonica música dia do jazz amazonas amazonas manaus coletivo mais seguro recuperafone cin amazonas identidade documentos manaus registro mpam investigação Ponte Rio Negro manaus Jodson Edington manaus cbte amazonas cob amazonas gustavo picanço panamazonia manaus ipaam amazonas palestra projeto manaus Innovation Day manaus arraial amazonas Santuário do Trabalho feriado do trabalhador amazonas dia das mães manaus compra eletronicos