Pesquisadores do Amazonas têm até às 17h, horário de Manaus, do dia 29 de julho, próxima segunda-feira, para submeter propostas ao Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal. Esta é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
O objetivo desta ação inédita no estado é contribuir para a formação de estudantes no contexto amazônico, por meio da iniciação científica e tecnológica júnior, bem como promover a produção do conhecimento, geração de novas tecnologias e de inovação na educação básica. O edital está disponível no link: https://www.fapeam.am.gov.br/
Com investimentos de mais de R$ 600 mil, a ideia é apoiar até 25 projetos no estado. A iniciativa busca ainda apoiar atividades nos campos das ciências e carreiras tecnológicas, e contribuir para o avanço do conhecimento em temas ligados às realidades das comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, a partir das diversas áreas do conhecimento.
O programa tem o objetivo de selecionar propostas para concessão de auxílio financeiro a projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas, em colaboração com professores do ensino médio da rede pública, além de bolsas de iniciação científica júnior para estudantes jovens da pesca artesanal, incluindo alunos pescadores artesanais indígenas.
Inscrições
As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores (mestres ou doutores) vinculados a instituições de ensino e pesquisa, que vão atuar como coordenadores de projetos, e que desenvolverão parcerias com a escola pública da rede de ensino. Os critérios e requisitos estão especificados no edital, que também detalha os temas prioritários a serem considerados na análise de projetos para o programa.
Para participar é necessário preencher formulário online específico a ser enviado por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam): sig.fapeam.am.gov.br. A divulgação do resultado final está prevista para a partir do mês de agosto, conforme o cronograma do edital.
bairros de manaus aguas de manaus manaus manutenção amazonas festival de teatro da amazonia atelie 23 manaus manaus di ferrero show amazonas gastronomia zona food ubs manaus ofensa ao pudor amazonas importunação sexual amazonas manaus fas ecobags fundação amazonia sustentavel manaus aplicativo defesa civil do amazonas amazonas defesa civil alerta amazonas NRF 2026 empresários manaus amazonas ufam manaus musica joão gustavo kienen orquestra barroca manaus música série amazonas teatros amazonas teatros de manaus manaus teatro amazonas