Com o objetivo de disponibilizar um material com informações básicas para desmistificação dos cuidados paliativos, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) lança, na quinta-feira (20/06), o e-book "Cuidados paliativos: Se tem vida, tem muito o que se fazer". O lançamento ocorrerá a partir das 19h na formatura do curso voltado para o tema, realizado pela fundação na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizada na avenida Carvalho Leal, 1.777, Cachoeirinha.
Elaborado pelos professores, Monica Marinho, Maurício Aguila e Adriane Byron, o material é resultado do curso realizado pela FUnATI e traz um resumo dos principais temas abordados, com riqueza de informações para a conscientização dos cuidados paliativos, sendo um guia orientador para estudantes e profissionais da saúde que desejam conhecer essa abordagem de cuidado. O e-book será disponibilizado no site da FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade - FUNATI | Portal Oficial da FUNATI).
"É um material rico de informações sobre um tema de extrema relevância na atualidade, que são os cuidados paliativos. A FUnATI, como órgão que também é responsável pela formação de profissionais capacitados para atuarem com as questões voltadas para o envelhecimento, traz para a sociedade sua primeira turma de alunos com formação nesta temática", afirma o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI.
Com carga horária de 20h, o curso de Cuidados Paliativos foi iniciado em maio deste ano, sendo realizado às segundas e quintas-feiras, com carga horária total de 20h. Ao todo, 30 vagas foram disponibilizadas.
Política de cuidados paliativos
Em maio deste ano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que 1,3 mil equipes sejam implantadas em todo o território nacional.
A política vai permitir uma assistência mais humanizada. Antes, com atendimento limitado, escassez de profissionais com formação paliativa e barreiras culturais, os serviços estavam concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente ausência nas regiões Norte e Nordeste.
Eneva compromisso primeira turma desenvolvimento regional escola técnica de Silves formação educação manaus águas de manaus sebastião amazonas teatro amazonas mostra programação turismo manaus cultura Museu do Seringal manaus festival do beiradão amazonas cultura música amazonas manaus Raphael Ghanem youtuber show manaus cufa manaus batalha prime amazonas cufa roda de capoeira Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro manaus amazonas capoeira meu pai tem nome amazonas manaus defensoria pública projeto diversidade mostra de teatro águas de manaus amazonas programação manaus ingresso programação passo a paço sou manaus pulseira show