O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, prorrogou as inscrições até o dia 31 de maio. Previsto para acontecer no segundo semestre do ano, o festival é realizado pela Artrupe Produções, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set. O formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com.
São três mostras competitivas que compõem o festival: Amazônia, que abrange filmes realizados e diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estados brasileiros; e Olhar Panorâmico, que tem exibições on-line de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.
A programação conta ainda com a mostra não competitiva Olhinho, para filmes infantojuvenis e aberto para todos os estados do Brasil, além das produções convidadas. A lista dos selecionados vai ser divulgada no site do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte e no Instagram do evento (@olhardonorte).
O curador Diego Bauer destaca que as inscrições são gratuitas e filmes de todos os gêneros podem participar da sexta edição do evento. Segundo ele, cada autor pode inscrever mais de uma obra cinematográfica, desde que tenha a duração máxima de 25 minutos e realizados a partir de 1º de janeiro de 2023. "Até o momento temos um número grande de filmes inscritos na mostra Outros Nortes. Temos muitas obras do Sudeste, especialmente de São Paulo", afirma o curador. "Em segundo, vem Amazônia e Olhinho".
Diego Bauer pontua que tem sentido falta de inscrições do Amazonas, Pará e Roraima, que sempre lideraram as edições anteriores na mostra Amazônia. "Uma novidade deste ano é que estamos recebendo um número bom de filmes do Maranhão e Mato Grosso, o que ainda não tinha rolado no festival", comenta o organizador.
Conforme o curador, que atua junto com Flávia Abtibol e Victor Kaleb, com a prorrogação, a perspectiva é ampliar a participação de filmes da Amazônia. “É fundamental que a mostra Amazônia seja mais abrangente e traga toda produção de destaque da nossa região, tanto da capital quanto do interior”, completa Diego Bauer.
Premiação
Todos os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Melhor Filme”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O corpo de jurados vai ser formado por profissionais da área.
Em Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a premiação é para “Melhor Filme”, “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O júri será composto por críticos do site Cine Set.
manaus diecast carro manaus amazonas exibição de carro música amazonas filarmonica dia do jazz manaus amazonas manaus recuperafone coletivo mais seguro amazonas identidade amazonas documentos cin registro manaus investigação manaus Ponte Rio Negro mpam Jodson Edington amazonas cob manaus cbte manaus panamazonia amazonas ipaam gustavo picanço palestra manaus amazonas Innovation Day projeto amazonas manaus feriado do trabalhador arraial Santuário do Trabalho eletronicos compra dia das mães amazonas manaus