A hora de silenciar, para evitar que palavras sejam ditas sem pensar, no momento da raiva, do estresse, quando imaginamos estar sendo autênticos, sinceros e que o outro precisa ouvir a nossa opinião e nós falamos até para desabafar, é aí que o engano e, mais tarde, o remorso nasce e pode ser tarde... para quem escuta, muitas vezes essas palavras abrem uma ferida que fica sangrando, maltratando e até que cicatrize leva tempo, porque não saem da mente, vira e mexe aquele turbilhão de falas atormentam!
Por isso que o silêncio é sinônimo de 'paz'... a paz que vem da alma, a serenidade que nos mostra que foi a melhor forma de reagir.
Você já parou para pensar que o silêncio também é uma resposta?
Ainda que você tenha que dar uma resposta, após aquele primeiro impulso reativo, que o sangue esquentou, o coração acelerou, permanecer calado e refletir, as palavras corretas, os argumentos adequados e justos para rebater, com sabedoria e boas consequências, surgirão, porque emoções sentidas são para serem vividas ou elaboradas e não "vomitadas" e é nesse instante, que se precisa aprender a calar e chegar à conclusão que nossas opiniões não devem ser impostas a todo momento e compulsivamente!
Você considera um desafio se calar?
Já refletiu se é porquê existe um "inferno" de conflitos habitando a sua mente?
Pense se a cada opinião ou fofoca feita sobre situações ou pessoas, pode ser um pouco da sua biografia? 🤔
O que fazer para esse vulcão em erupção perder força, já que essa postura tempestiva e inquieta faz com que nos tornemos inconvenientes, e depositamos nosso inferno, no outro, ao invés de apaziguar?
Analisando melhor, quem sabe que, o quê estamos querendo, na verdade, é serenar o nosso misterioso inferno interior?
Existe um mecanismo para começarmos a ouvir o que vem do externo e que nos silencia acalmando a mente: o contato com a natureza, com os sons dos pássaros, o correr das águas, o vento que balança as folhas das árvores - Essa é a melhor experiência, o exercício mais eficaz para nos calar e o silêncio brotar, trazendo calmaria e paz para os pensamentos! Não é o silêncio da vingança, do castigo, da indiferença, o silêncio que incomoda, não!!!! O silêncio que estou me referindo é aquele que acolhe, que ama, que equilibra, que aproxima!
Blinde-se com o silêncio na hora certa, para que não saia do seu eixo!
Vamos fazer um propósito, durante um mês inteiro?
🤫 ficar sem falar da vida do outro, de não criticar na internet (😬 desafio 😅)... tudo bem, vou diminuir para uma semana!!!
Vamos encontrar a nossa paz interior, fazer as pazes com nossa alma. 😌
Quem abraça o silêncio também responde, sonoramente, aos gritos insanos daqueles que querem acreditar nas suas próprias mentiras!
Por hoje, é isso... até mais 👋🏼
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo para o Porto de Lenha News
amazonas Feira do Pirarucu peixe FAS tambaqui manaus amazonas Leyla Leong cultura escritora manaus cineclube Mostra de Oficina Avançada de Cinema do Amazonas amazonas sinopse cinema cultura mapeamento acessa mais artistas amazonas manaus ingresso barato cultura cinema manaus amazonas cultura manaus amazonas teatro teatro amazonas amazonas Jazz do Norte espetaculo manaus jazz azonas manaus innovation expo favela manaus amazonas pump nation arena da amazonia felipe ret grupo revelação amazonas manaus jeito moleque tem sesc aqui
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....