O serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) está sendo ofertado para moradoras em situação de rua de Manaus através do "Consultório na Rua". O procedimento gratuito está disponível para este grupo desde o segundo semestre de 2023.
Para quem desejar receber o contraceptivo, é necessário fazer testes, dentre os quais estão a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de gravidez. Em seguida, passa por uma anamnese, uma conversa entre a equipe e a paciente, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o método contraceptivo.
Após essa etapa, a usuária também assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que informa estar ciente dos aspectos que envolvem a inserção do DIU.
O acompanhamento da paciente é feito no período de 30 a 40 dias após inserção, depois semestral e anualmente.
O Consultório na Rua fornece medicação e absorventes para os períodos menstruais, já que o DIU pode aumentar o fluxo da menstruação e as cólicas nos primeiros meses. Também há oferta de medicação trimestral (disponível no SUS), para aquelas que podem e desejam dar uma pausa na menstruação e reduzir o desconforto inicial.
amazonas brasil regras reajuste salário minimo manaus mudanças brasil aposentadoria amazonas inss manaus ritmo carnaval música dennys salvador Manaus amazonas amazonas movimento por cristo manaus projeto manaus marketing amazonas camila pudim Encontro Manauara de Marketing Digital amazonas manaus nomes ravi amazonas ferveion ingressos manaus produção produção manaus vacina amazonas hpv programação show amazonas manaus cultura mirante lucia almeida amazonas sergipe oportunidade ceará manaus emprego Eneva amazonas maranhão roraima