O serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) está sendo ofertado para moradoras em situação de rua de Manaus através do "Consultório na Rua". O procedimento gratuito está disponível para este grupo desde o segundo semestre de 2023.
Para quem desejar receber o contraceptivo, é necessário fazer testes, dentre os quais estão a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de gravidez. Em seguida, passa por uma anamnese, uma conversa entre a equipe e a paciente, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o método contraceptivo.
Após essa etapa, a usuária também assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que informa estar ciente dos aspectos que envolvem a inserção do DIU.
O acompanhamento da paciente é feito no período de 30 a 40 dias após inserção, depois semestral e anualmente.
O Consultório na Rua fornece medicação e absorventes para os períodos menstruais, já que o DIU pode aumentar o fluxo da menstruação e as cólicas nos primeiros meses. Também há oferta de medicação trimestral (disponível no SUS), para aquelas que podem e desejam dar uma pausa na menstruação e reduzir o desconforto inicial.
humaita amazonas resgate criança perdida manaus brasil Supremo Tribunal Federal Fernando Collor Alexandre de Moraes anvisa colgate creme dental brasil saúde pasta de dente livro cultura O Profissional do Momento manaus amazonas Tasselo Brelaz projeto amazonas parintins manaus galeria cidade aberta carro manaus diecast amazonas manaus exibição de carro música amazonas filarmonica manaus amazonas dia do jazz manaus recuperafone amazonas coletivo mais seguro documentos registro manaus identidade amazonas cin investigação manaus mpam Ponte Rio Negro