A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fechou uma agenda de ações pré-carnaval envolvendo universidades, igrejas e a sociedade civil organizada para abastecer os estoques de sangue antes do feriadão momesco, que este ano será de 9 a 14 de fevereiro.
No próximo sábado (03/02), acontece a campanha “Vida por Vidas” com os fiéis da Igreja Adventista. No mesmo dia, às 18h, o Bloco do Vampirão, juntamente com o Bloco da Saúde, desfilará pela passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial.
A estratégia do Hemoam é alcançar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro, para assegurar todas as demandas de transfusões no período carnavalesco. Nesse período há uma tendência histórica pela queda de 30% do número de doadores.
“Estamos falando de cinco dias de baixa. A gente cria essas estratégias e tenta coletar sangue o máximo possível antes do carnaval. Temos grandes demandas nas urgências nessa época e precisamos desse estoque de segurança por pelo menos três dias”, alerta a gerente de coleta externa da instituição, Nívea França.
Campanhas
No dia 10 de fevereiro, a organização do Bloco das Piranhas, a Federação de Futebol Americano e Flag do Amazonas (FEFAFAM), e a Associação Manaus Cavaliers de Futebol Americano também mobilizarão suas caravanas de doadores para ajudar o estoque de sangue. As parcerias se estendem ao longo do mês e incluem outras entidades, tais como, a Uninorte, Ufam, Sefaz, Unicoba e a Igreja Adventista.
resgate humaita amazonas criança perdida manaus Fernando Collor brasil Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal saúde anvisa brasil creme dental pasta de dente colgate cultura livro O Profissional do Momento amazonas Tasselo Brelaz manaus amazonas manaus galeria cidade aberta projeto parintins exibição de carro amazonas manaus diecast manaus carro amazonas amazonas filarmonica música manaus dia do jazz amazonas coletivo mais seguro recuperafone manaus amazonas registro documentos identidade cin manaus Ponte Rio Negro mpam manaus investigação