O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), vai abrir, nesta quinta-feira (25/01), as inscrições para cursos técnicos e especializações na capital e no interior do estado. Ao todo, serão 3.500 vagas disponibilizadas, sendo 1.145 para a capital e 2.355 para o interior do estado.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro, por meio do site da Comissão Permanente de Concursos (Copec): www.concursoscopec.
Ao todo, 52 municípios serão contemplados nessa primeira oferta do ano de 2024. O processo seletivo será realizado por meio de análise do histórico escolar do ensino médio, com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática.
Novidades no edital
O Cetam vai ofertar o curso de Automação Industrial, voltado para atendimento da Indústria 4.0 do Polo Industrial da Manaus (PIM). E, ainda na capital, a Escola de Educação Profissional Galileia terá pela primeira vez a oferta do curso Técnico em Enfermagem, uma demanda que veio da comunidade.
Para o setor primário, a autarquia irá ofertar cursos para comunidades localizadas em municípios do interior, como o distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (a 390 quilômetros de Manais), que irá receber o curso Técnico em Agropecuária.
Outra novidade para o interior do estado é a oferta, inédita, do curso Técnico em Hemoterapia no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), que teve a instalação recente de um Hemonúcleo na cidade. Assim como o curso de soldador direcionado para os moradores do município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus), onde há o Estaleiro Juruá, que fabrica embarcações de grande porte no estado.
“O Cetam está inovando ao procurar as comunidades sabendo do que elas necessitam para que possamos fazer os cursos. Esse é o caso do município de Iranduba, onde fizemos uma parceria com o Estaleiro Juruá para se fazer o curso de soldador e, ao término dele, as pessoas possam estar empregadas. A outra novidade é o curso da tecnologia 4.0 para auxiliar o PIM”, disse o diretor-presidente do Cetam, Fábio Henrique dos Santos.
Qualificação
Os cursos do Cetam criam oportunidade para muitas pessoas no mercado e trabalho. O aluno Ian Kevin de Sousa, 29, faz o curso técnico em eletrônica no Instituto Benjamin Constant (IBC/Cetam), desde o ano passado. Ele já atua no ramo e conta que a capacitação está aprimorando os seus conhecimentos na área.
“Desde o início do curso eu tenho adquirido bastante conhecimento, principalmente, pelo fato que quando cheguei aqui o meu conhecimento era quase zero, então nesse tempo eu já fui aprimorando. Hoje em dia eu já consigo fazer um reparo em uma placa; fazer o reconhecimento de um componente; identificar um problema em uma placa. Isso tem contribuído muito para a minha carreira”.
Técnico em Enfermagem Indígena
Além dos cursos técnicos regulares, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) também oferece um curso técnico de nível médio em Enfermagem para indígenas em Manaus.
No dia 12 de dezembro de 2023, o Cetam e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) assinaram um termo de cooperação técnica para qualificar indígenas e fomentar a inclusão social por meio da oferta de cursos estratégicos de qualificação profissional.
Para se inscrever no curso técnico, os candidatos devem possuir o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Raní) ou Autodeclaração Étnico-Racial assinada pela Liderança Indígena da comunidade a qual pertence. Também devem ter concluído o ensino médio e ter 18 anos completos no ato da matrícula.
resgate queda de avião sobreviventes bolivia acidente aereo mais médicos projeto emprego oportunidade educação programa do MEC Cursinho popular inscrição brasil atropelamento amazonas tragédia acidente manaus terapya cultura henry freitas amazonas manaus show humaita amazonas resgate manaus criança perdida Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil saúde brasil creme dental anvisa pasta de dente colgate livro amazonas O Profissional do Momento Tasselo Brelaz cultura manaus galeria cidade aberta projeto parintins amazonas manaus