O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins (distante 359 quilômetros de Manaus), e o maior Carnaval do interior do Estado, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A sanção governamental ocorreu esta semana, atendendo ao Projeto de Lei impetrado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).
O Carnailha é uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. “O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca Mayra Dias na justificativa.
O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.
Para a deputada Mayra Dias, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense. “Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”, assegura.
coração manaus setembro vermelho campanha amazonas Shopping Grande Circular oportunidade manaus amazonas curso manaus esporte competição disputa Muay Thai WBC Muay Thai Amazon.I.A instituto mamirauá manaus amazonas ciencia e tecnologia amazonas manejo ambiental maues ipaam Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas Festival de Verão de Maués Caso Aylah Gabrielly amazonas delegacia tráfico de drogas japão prisão manaus europa Rosivaldo Cordeiro alma instrumental musica regional corrida nova era manaus esporte amazonas documentário amazonas gustavo soranz manaus A Amazônia como palco cultura PCD saude manaus setembro verde amazonas