O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins (distante 359 quilômetros de Manaus), e o maior Carnaval do interior do Estado, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A sanção governamental ocorreu esta semana, atendendo ao Projeto de Lei impetrado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).
O Carnailha é uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. “O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca Mayra Dias na justificativa.
O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.
Para a deputada Mayra Dias, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense. “Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”, assegura.
literatura ditadura livro manaus amazonas praça de alimentação manaus amazonas shopping manaus amazonas Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 circuito galinha pintadinha teatro gebes medeiros exibição manaus cinema amazonas amazonas festa cultura manaus toadas Espetáculo Dia das Mães homenagem Ancestrais Quilombo de Serpa amazonas oficina cartas caruanas manaus manaus atlas da Amazônia sociedade fundação amazonas conclave internacional cardeais investigação amazonas manaus policial policia militar