O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins (distante 359 quilômetros de Manaus), e o maior Carnaval do interior do Estado, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A sanção governamental ocorreu esta semana, atendendo ao Projeto de Lei impetrado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).
O Carnailha é uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. “O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca Mayra Dias na justificativa.
O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.
Para a deputada Mayra Dias, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense. “Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”, assegura.
manaus icaro gaspar proposta treinamento estratégia evento idaam oportunidade colégio militar prova amazonas concurso manaus academia de belas artes manaus rio grande do sul amazonas estudante festival literario de manaus flim manaus amazonas luso sporting clube amazonas festival amazonas de opera opera nas escolas manaus cultura manaus amazonas amazônia golf resort leilão edital manaus estudo alunos educação enem idaam dia das bruxas manaus caça aos doces amazonas halloween amazonas show dj raidi rebello millenium shopping flashback manaus manaus programação Voo Livre amazonas História