A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta sexta-feira (12), as regras para o fechamento de ruas durante o Carnaval na capital amazonense. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) será o órgão responsável por autorizar a interdição das vias.
Para a realização de um evento, os organizadores deverão iniciar os preparativos com antecedência mínima de 10 dias, encaminhando a documentação necessária ao Immu, localizado na Rua Urucará, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.
Os documentos devem incluir informações previstas sobre o evento, como identificação do responsável, local, trecho da via a ser fechado, horários, além de um croqui da área. Também são exigidos documentos pessoais do organizador e um abaixo-assinado de pelo menos 60% dos moradores da região afetada, demonstrando apoio ao evento.
"É imprescindível que todos os eventos sejam previamente autorizados pelo órgão de trânsito. A realização de qualquer evento sem esta autorização prévia não será permitida, assegurando que os responsáveis observem e sigam todas as orientações necessárias para a liberação do evento", disse o Immu.
Segundo o órgão, também é importante ressaltar que os eventos precisam encerrar até meia-noite, liberando as vias para o tráfego normal. A realização de eventos em corredores principais e vias de transporte coletivo não será autorizada. Além disso, é vetada a cobrança de entrada para eventos realizados em vias públicas.
"Essas medidas visam garantir que as celebrações do Carnaval em Manaus ocorram de forma organizada e segura, respeitando a mobilidade urbana e mantendo o espírito festivo tradicional da cidade", explicou o órgão.
amazonas manaus história criação Panamazonia amazonas diversão música Casa do Jazz manaus cine tela preta amazonas cinema cultura manaus bumbás de manaus manaus amazonas bois de manaus festival folclórico de manaus FGTS dinheiro regras brasil amazonas programação teatro manaus manaus amazonas maquiagem filme de terror cinema copias vendidas ELDEN RING 30 milhões de unidades vendidas games show amazonas manaus banda The Legion cultura crianças evento arte inclusiva PCDs manaus