A Unidade Fiscal do Município (UFM), base para cálculo de impostos e multas em Manaus teve aumento, e com essa variação, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, sofreu reajuste de 3,74%, para o ano de 2024. Além do IPTU, o reajuste também afeta os valores do alvará e outros impostos.
A UFM, que é o índice base para cálculo dos tributos municipais, multas, penalidades tributárias e administrativas, foi fixado em R$ 139,82 para 20024. O novo valor passou a valer desde o dia 1º de janeiro de 2024.
O reajuste foi regulamentado pelo decreto nº 5.743, publicado na edição do diário oficial do município (DOM), do dia 29 de novembro. O cálculo da nova UFM considerou a variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), correspondente aos meses de dezembro de 2022 a outubro de 2023, que foi de 3,7476%.
A partir de janeiro, todos os créditos tributários da prefeitura serão corrigidos de acordo com o novo valor da UFM, inclusive as dívidas.
manaus brasil regras amazonas reajuste salário minimo amazonas inss manaus aposentadoria brasil mudanças dennys salvador Manaus amazonas ritmo música carnaval movimento por cristo manaus projeto amazonas camila pudim marketing amazonas manaus Encontro Manauara de Marketing Digital amazonas nomes ravi manaus manaus produção produção ferveion amazonas ingressos hpv manaus amazonas vacina show manaus amazonas cultura programação mirante lucia almeida ceará amazonas maranhão emprego amazonas oportunidade sergipe manaus Eneva roraima