No dia 26 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Melancia, um dos frutos mais consumidos no Brasil e no mundo, e que tem sua cultura difundida por todo o estado do Amazonas. São mais de 8 mil produtores rurais engajados no cultivo da fruta, que abasteceu a mesa dos amazonenses com mais de 12 milhões de melancias em 2022.
No estado, destacam-se como principais produtores de melancia os municípios de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), com uma produção de 1,4 milhões de frutos; Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), com 714 mil frutos; Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus), com 705 mil frutos; e Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), com 631,13 mil frutos.
Manicoré, por exemplo, destaca-se pela Festa da Melancia, realizada em setembro, como destaca a gerente da unidade local do Idam em Manicoré.
“A melancia é muito apreciada pelos manicoreenses, e as atividades relacionadas à fruta despontam como uma das principais culturas desenvolvidas no município, cultivada em área de várzea por agricultores familiares. Grande parte da produção local tem como destino Manaus, onde é comercializada em feiras e bancas”, ressaltou a gerente.
Formato e apoio à cultura
Inicialmente produzida em um formato mais alongado, hoje a melancia produzida no estado também conta com uma variedade mais arredondada. É mais fácil de transportar e também mais popular entre o mercado consumidor.
“No Amazonas, o Idam atua lado a lado com os agricultores e oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prezando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor. Isso inclui a cultura da melancia, apoiada pelo Governo do Amazonas por meio do nosso instituto, com capacitação e introdução de boas práticas e tecnologias para maximizar a produção”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
educação compromisso escola técnica de Silves formação Eneva primeira turma desenvolvimento regional águas de manaus teatro amazonas manaus sebastião mostra amazonas programação manaus turismo cultura Museu do Seringal amazonas cultura música festival do beiradão manaus amazonas Raphael Ghanem manaus show youtuber manaus amazonas batalha prime cufa cufa manaus capoeira Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro manaus roda de capoeira amazonas projeto manaus amazonas meu pai tem nome defensoria pública amazonas diversidade mostra de teatro águas de manaus manaus programação pulseira programação passo a paço ingresso sou manaus show