Os paratletas Lucas dos Santos, Maria de Fátima, Guilherme Costa e Elielton Lira brilharam no Parapan-Americano no Chile, trazendo para o Brasil uma coleção de medalhas. Lucas e Maria, os dois do halterofilismo, conquistaram ouro e bronze respectivamente, eles contam com o apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024. Guilherme conquistou a prata no tênis de mesa e Elielton foi bronze no judô.
“O desempenho excepcional no Parapan-Americano é uma fonte de orgulho para o Amazonas e uma inspiração para todos nós, reforçando o compromisso contínuo do Governo do Amazonas em apoiar o desenvolvimento e a excelência no esporte paralímpico”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Promessa no halterofilismo, Lucas dos Santos iniciou no esporte aos 13 anos. No Parapan Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente, mas a marca de ouro foi levantando 150kg na sua terceira tentativa, conquistando ouro para o Brasil, e chegando mais perto de conquistar a vaga para as Paraolimpíadas 2024.
“Agradeço ao Governo do Amazonas pelo Bolsa Esporte, se não fosse esse apoio não estaria competindo com atletas de alto nível e representando bem o nosso Estado”, comentou Lucas dos Santos.
O halterofilismo foi também onde Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze, levantando 110kg na categoria até 67kg. No tênis de mesa, Guilherme Costa conquistou a prata na Classe 2, com uma campanha de três vitórias e uma derrota, subindo pela quinta vez ao pódio em Jogos Parapan-Americanos.
No judô, Elielton Lira conseguiu a medalha de prata na categoria até 60kg J1/J2, em sua estreia em Jogos Parapan-Americanos. Elielton, atualmente mora em São Paulo, ficou cego por conta de um tiro, quando tinha apenas 12 anos, e utilizou o esporte como uma maneira de sair do mundo dos crimes.
Estreia amazonense no Parapan
A atleta Mikaela Almeida, do badminton, estreou hoje (22/11) contra Laura Fernandes e venceu por 2 sets a 0. A amazonense continua nas eliminatórias individuais da categoria SU5, ela volta a competir nesta quarta-feira, às 18h, as disputas da modalidade ocorrem até o dia 26 de novembro.
manaus show Agrifest Rodeio Show amazonas Agrifest amazonas manaus aniversário manaus cultura exposição esporte Pet+Run manaus amazonas halloween manaus diversão hotel das almas perdidas exposição hip hop Expressando Arte amazonas manaus evento evangelico festival cultural de tabernáculos manaus festa gospel amazonas manaus canção música teatro amazonas encontro de tenores do brasil amazonas teatro manaus espetáculo eu capitu amazonas cultura drogas manaus segurança amazonas rios fronteira amazônia Ministério Público do Amazonas afastamento Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Manaus Junta Comercial do Amazonas investigação Edmundo Ferreira Brito Netto