Incentivar a formação de multiplicadores sobre a prática do desenvolvimento sustentável por meio de pesquisa, produção de vídeos e ações criativas de conscientização, utilizando os princípios da produção audiovisual e educação ambiental, foram os objetivos de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).
O projeto intitulado “Luz, Câmera, Conscientização: facilitando o acesso às informações científicas sobre Educação Ambiental na Escola Estadual Nathália Uchôa”, amparado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam, com a duração de seis meses, contou com a realização de oficinas e vídeos sobre Educação Ambiental que tiveram o intuito de estimular os estudantes para a adoção de hábitos capazes de promover a sustentabilidade da Amazônia por meio da preservação ambiental. O projeto envolveu estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Nathália Uchôa – Coordenadoria Distrital 2
A coordenadora do projeto, a professora de Arte Denise Gomes, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, destaca que a proposta está inserida nos esforços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades; assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e assegurar padrões de produção responsáveis e de consumo sustentáveis.
“O objetivo do projeto Luz, Câmera, Conscientização foi alcançado, conseguimos incentivar a formação de multiplicadores sobre a prática do desenvolvimento sustentável por meio da produção de vídeos, utilizando os princípios da Produção Audiovisual e Educação Ambiental”, comemora a coordenadora, ao acrescentar que os vídeos tiveram um resultado excelente com abordagens de temas atuais e importantes, como inclusão, reciclagem, saúde, sustentabilidade e outros.
Metodologia
De acordo com Denise, para alcançar os objetivos propostos, foram desenvolvidas duas etapas diferentes. Na primeira fase, foram feitas palestras sobre educação ambiental, com o intuito de estimular os estudantes para a adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo econômico de água, garantindo a sustentabilidade da Amazônia por meio da preservação ambiental.
A segunda fase foi constituída por oficinas de produção audiovisual, ministradas por professores dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Essa etapa consistiu em exposições teóricas e exercícios práticos sobre os temas organizados em torno do conteúdo programático. Nessa etapa, buscou-se apresentar todas as etapas de produção de um vídeo, apresentando aspectos sobre a linguagem audiovisual aplicada ao tema da sustentabilidade.
Denise Gomes ressaltou sobre a importância da Fapeam em apoiar projetos como esse. “Acredita-se que o ambiente escolar foi impactando positivamente ao respeito ao verde e houve um aprendizado por parte de todos os envolvidos no processo. Sem o apoio da Fapeam não seria possível a realização deste Projeto”, concluiu a professora.
Um total de cinco vídeos foram produzidos pelos envolvidos no projeto e podem ser acessados no Canal do YouTube da coordenadora do projeto: https://www.youtube.com/@profa.denise.arte.manaus ou nos links:
Agrifest amazonas manaus show Agrifest Rodeio Show aniversário manaus manaus amazonas exposição cultura manaus Pet+Run amazonas esporte halloween manaus hotel das almas perdidas diversão hip hop exposição Expressando Arte amazonas manaus festival cultural de tabernáculos gospel manaus festa amazonas evangelico evento encontro de tenores do brasil manaus teatro amazonas canção amazonas música cultura espetáculo manaus amazonas teatro eu capitu rios amazônia amazonas drogas manaus fronteira segurança afastamento Junta Comercial do Amazonas Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado investigação Ministério Público do Amazonas Manaus Edmundo Ferreira Brito Netto