A Biblioteca Braille do Amazonas completará, no dia 8 de novembro, 24 anos de existência. Instalado no Bloco C do Sambódromo, o espaço tem o objetivo de integrar, promover e incluir pessoas com deficiência visual ao meio social, cultural, educacional e profissional, melhorando condições de vida, estudo e convivência para contribuir na elaboração de trabalhos e pesquisas.
O acervo possui mais de 50 mil obras, entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição. Além disso, é responsável pela audiodescrição de espetáculos no Teatro Amazonas desde o ano de 2009. O espaço também disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.
Além da disponibilização do material, a Biblioteca Braille também promove cursos para deficientes visuais sobre diversos temas. Devido aos serviços oferecidos no espaço, mais de 50 pessoas com deficiência ‘conseguiram aprovação em concursos e mais de 260 em vestibulares.
“É uma iniciativa importantíssima para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, oferecendo a oportunidade de adquirir conhecimento de forma acessível para elas”, declarou o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.
Para Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille, a iniciativa é algo que marca a vida das pessoas. “A Biblioteca Braille realiza sonhos, respeita a pessoa com deficiência e sempre vai trabalhar para garantir a cidadania destas pessoas”, afirmou.
Silves Eneva amazonas energia manaus complexo termelétrico Azulão manaus show amazonas guto lima berg guerra luh bacelar amazonas show manaus amazonas Instituto Amazônia Equatorial manaus protese dentária manaus saude Taty Suky dentista olimpiadas amazonas educação matematica manaus treinamento manaus proposta evento estratégia icaro gaspar idaam oportunidade prova concurso amazonas manaus colégio militar academia de belas artes estudante manaus rio grande do sul amazonas flim manaus luso sporting clube amazonas festival literario de manaus