Após quase sete anos desativada, a cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, deve passar por revitalização. Um Acordo de Cooperação Técnica para captação de recursos, no valor previsto de R$ 50 milhões, a serem destinados às ações de conservação e revitalização do prédio, foi assinado nesta segunda-feira (6).
A Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC) assinou o acordo cooperação técnica com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), para revitalização do espaço. A associação é referência em angariar recursos e recuperar monumentos históricos pelo país.
O objetivo é que em quatro anos, o prédio que hoje está assim, abandonado se transforme em um centro cultural, com espaço para economia criativa, para as artes e memórias preservadas.
Durante a assinatura do acordo, um projeto inicial do que poderia ser a cadeia pública foi apresentado. O representante da APPA destacou que o espaço apresenta enorme potencial cultural, principalmente por está localizado na Amazônia, o que gera interesse e curiosidade para investidores fora do país.
Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa
A cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa foi desativada em maio de 2017 e desde então segue em situação de abandono. O local, que faz parte da história do sistema carcerário do estado, se tornou um pedaço de concreto no meio da cidade.
Em setembro deste ano, a Rede Amazônica mostrou com exclusividade a situação do prédio por fora e por dentro. Na época, também forma ouvidos relatos de quem trabalhou na unidade prisional.
O prédio foi fechado em 2017 e passou a ser frequentado por usuários de drogas, que acabaram entrando no local e até mesmo furtando grades.
acidente aereo resgate bolivia sobreviventes queda de avião oportunidade projeto emprego mais médicos educação brasil inscrição programa do MEC Cursinho popular tragédia atropelamento acidente amazonas manaus cultura henry freitas show manaus amazonas terapya resgate manaus humaita criança perdida amazonas Alexandre de Moraes brasil Fernando Collor Supremo Tribunal Federal anvisa saúde brasil pasta de dente colgate creme dental livro cultura manaus O Profissional do Momento Tasselo Brelaz amazonas projeto manaus parintins galeria cidade aberta amazonas