Diante da severa estiagem que se propaga no Amazonas com o acúmulo de fumaça, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para os cuidados necessários para evitar doenças respiratórios durante esse período de seca no estado.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as orientações são práticas, visando a segurança e a saúde da população dos impactos da fumaça, evitando riscos de infecções respiratórias agudas, especialmente em crianças e idosos.
“A Fundação recomenda que a população se proteja, principalmente nos dias em que o ar está mais afetado pela fumaça, evitando estar em ambientes externos, visando prevenir infecções respiratórias. A recomendação é principalmente para crianças, idosos, gestantes, puérperas e pacientes crônicos que fazem parte dos grupos mais vulneráveis”, ressalta a diretora.
A orientação para evitar exposição também é indicada para quem tem o hábito de realizar atividades físicas em áreas externas. Além disso, outras recomendações incluem usar máscara de proteção respiratória quando houver circulação em ambientes com fumaça; manter-se hidratado com a ingestão de líquidos e proteger a pele dos danos causados pelos raios solares com a aplicação de protetor solar.
Outras orientações
O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, destaca ainda que, em caso de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas. “Não coçar olhos e nariz, além de manter a distância das fumaças. A situação pode ser amenizada com lavagem nas regiões com soro fisiológico”, afirma Alexsandro.
Nos dias com mais fumaça no ar, a população deve ficar alerta a sintomas, como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade de respirar e cansaço. Em qualquer agravamento dos sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.
Fonte: com informação da assessoria
Hytalo Santos crianças perigo Felca Adultização redes sociais aves animais resgate gavião-pedrês aracuã ipaam proteção Abrasel-AM gastronomia barracas insrcições food trucks passo a paço sou manaus competição esporte amazonas futebol de botão std5oficial manaus manaus amazonas acolhimento lucas laurensse influencer fé missionario patio gourmet Corrida Pátio Run premiação amazonas manaus corrida parintins garantido limpeza meio ambiente cuidados manaus amazonas justiça Notáveis da Justiça exposição imagens expofotobiografia fotos amazonas ultrassonografia Afya Educação Médica manaus amazonas abraciclo polo de duas rodas manaus