O ritmo musical Beiradão foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após proposição do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O título foi oficializado por meio da lei n° 6.448 de 22 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado.
Nascido nos beiradões dos rios do Amazonas, o ritmo se popularizou na década de 80, principalmente, no interior da região, embalando as festividades de várias comunidades. A batida é dançante e ritmada, tendo na base de suas composições instrumentos como o saxofone e a guitarra.
Os principais expoentes dessa expressão cultural, enraizada na identidade amazônica, são Teixeira de Manaus – descoberto pelo músico paraense Pinduca –, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David e Chico Caju.
Mais apoio ao movimento
Para o jornalista e músico Paulo Moura, um dos articuladores para que o Beiradão ganhasse o título de patrimônio cultural imaterial, o reconhecimento vai assegurar mais apoio à manifestação. “Através dessa lei, a minha luta e de tantos outros irmãos, agora, é vitória. Fica mais fácil, inclusive, de elaborar políticas públicas para o movimento”.
Beiradão também é filme
O filme intitulado “O áureo da música do Beiradão nas rádios manauaras (Difusora e Rio Mar) na década de 80” conta a história desse movimento e como o ritmo ficou tão popular no Amazonas. Com direção do jornalista Paulo Moura, a obra já participou de exibições em eventos, com o intuito de democratizar a cultura, segundo o próprio autor.
O longa está disponível no Youtube (https://www.youtube.com/
Fonte: com informação da assessoria
Eneva energia amazonas Silves complexo termelétrico Azulão manaus guto lima berg guerra amazonas luh bacelar manaus show amazonas manaus show amazonas manaus Instituto Amazônia Equatorial dentista Taty Suky protese dentária saude manaus proposta manaus estratégia evento treinamento icaro gaspar idaam manaus prova amazonas concurso oportunidade colégio militar rio grande do sul academia de belas artes amazonas manaus estudante festival literario de manaus luso sporting clube manaus amazonas flim opera nas escolas manaus cultura amazonas festival amazonas de opera