Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto Cineclube de Arte apresenta neste sábado (30), às 18h30, mais uma edição da Mostra de Cineastas Amazonas. A programação conta com a exibição de dois episódios da mostra “Memórias de personalidades manauaras”.
Com direção do ator e diretor Sergio Cardoso, a mostra faz uma viagem pela história da cidade em relatos inéditos por personalidades que viveram esses períodos que marcaram uma época, e de lugares que perpetuaram a evolução de Manaus. Para Sergio, os documentários são muito importantes para o registro de uma época. “É a história oral contada por pessoas que viveram o tempo”, conta o diretor.
Na oportunidade serão exibidos os registros do escritor Nikolaus Heinrich Witt, que relata um pouco da história do Palácio Rio Negro, construído por seu avô, o empresário alemão Karl Scholz. Além desse documentário, será apresentado também os relatos do crítico de cinema José Gaspar, uma das figuras mais importantes do cineclubismo em Manaus.
De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura e Economia Criativa, o projeto traz para o público a oportunidade de conhecer mais sobre a história do estado. “Por meio dos registros de importantes figuras que marcaram a cena amazonense, temos acesso à história da nossa cultura”, destaca Apolo.
Programação:
Amazonas Casos e Causos de Nikolaus Heinrich Witt
Direção de Sergio Cardoso | 2013 | 45 min
Este documentário relata a trajetória do avô do escritor radicado na cidade do Rio de Janeiro Nikolaus Heinrich Witt, seu homônimo, no Amazonas da Belle Époque, a evolução do porto de Manaus e sobre o misterioso personagem Karl Waldemar Scholz, empresário comerciante destacado no ciclo econômico áureo da borracha, proprietário original do prédio onde viria a funcionar a sede do governo do Estado do Amazonas, o "Palácio Rio Negro" a partir de 1918, quando então adquirido pelo governador do Estado Pedro D`Alcantara Bacellar.
José Gaspar – Um Cinéfilo Amazonense
Direção de Sergio Cardoso | 2010 | 65 min
O filme conta a trajetória deste crítico de cinema que foi uma das principais figuras do cineclubismo em Manaus nos anos 60. José Gaspar ajudou a criar o Grupo de Estudos Cinematográficos (GEC), contribuiu em um suplemento do "Clube da Madrugada" e foi editor da revista Cinéfilo. O longa conta sobre sua vida, filmes preferidos, o cineclube Humberto Mauro, encontros com personalidades marcantes, atuação na imprensa, entre outros detalhes sobre a história do cinema amazonense.
Fonte: com informação da assessoria
cultura games competição Expo Favela Innovation 2025 show game show arraiá da cia Athletica comida tipica manaus amazonas cultura show pé na areia Felipe Amorim amazonas manaus manaus kpop cover Encontro K-Pop Manaus kpop amazonas amazonas manaus Amazonas Green Jazz Festival projeto inscrições formação gratuita Turismo de Base Comunitária louvor na praça evento cristão amazonas manaus evento fábrica de eventos sambamanaus samba cultura manaus show mpam manaus catálogo virtual CoMPet a Todos amazonas Urban Track Origins cultura festa eletrônica manaus