Nesta quarta-feira (27), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo de dança "As Cores da América Latina", realizado pela Panorando Cia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
O espetáculo mescla danças urbanas e contemporâneas, com as cores e a estética promovendo uma viagem pela cultura latino-americana, protagonizando manifestações tradicionais, como a Fiesta de La Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e o folguedo cênico brasileiro Cavalo-Marinho.
"A visualidade cênica faz uso de uma paleta de cores vibrantes, além de seis máscaras de 'Fofão', personagem tradicional do Carnaval Maranhense, no Brasil, que completam a estética dos personagens", adiantou o diretor do evento, Fábio Moura. E complementa que "o espetáculo fala sobre o multiculturalismo latino-americano, interagindo algumas tradições de outros países com elementos da nossa cultura popular".
O projeto foi contemplado no Concurso-Prêmio Manaus 2022 Thiago de Mello | Artistas e Profissionais da Cultura, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Equipe
Fábio Moura assina a direção, a produção e a fotografia do espetáculo. Talita Menezes é a assistente de direção. A coreografia é uma criação coletiva. A apresentação conta com Ana Carolina Nunes, Benner Siqueira, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes como intérpretes-criadores. Fábio Moura e Talita Menezes dividem a visualidade e a pesquisa musical. Lú de Menezes fez a confecção do figurino.
Companhia
A Panorando Cia e Produtora foi fundada em 2016, para integrar profissionais das artes em Manaus. Em 2017, o grupo passou a atuar como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro. O Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance é um dos destaques das produções da Panorando. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, pela realização do evento.
O grupo também produziu os espetáculos in process: curumins (2017); Notas Sobre Ela (2017); 1960: título interino (2018); Jamais Fomos Modernos (2018/2019) e Sodade (2019/2020). A companhia já circulou com espetáculos no Amazonas e nos estados do Pará, Pernambuco e Minas Gerais.
cabaré chinelo sebastião aniversário teatro manaus amazonas musical atelie 23 documentário exibição sesc cinema teatro amazonas esporte campeonato competição copa das favelas amazonas jogo emprego mulheres amazonas oportunidade manaus conselheiros do codam escolha dos conselheiros codam manaus amazonas amazonas gás natural do brasil manaus Segurança Energética gerando oportunidades social Eneva cultura fesival manaus Tarumã Alive documentação pirarucu credenciamento ads manaus amazonas manaus Copa do Mundo de Halterofilismo amazonas competição Cinepolis manaus amazonas Os caras malvados 2