Nesta quarta-feira (27), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo de dança "As Cores da América Latina", realizado pela Panorando Cia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
O espetáculo mescla danças urbanas e contemporâneas, com as cores e a estética promovendo uma viagem pela cultura latino-americana, protagonizando manifestações tradicionais, como a Fiesta de La Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e o folguedo cênico brasileiro Cavalo-Marinho.
"A visualidade cênica faz uso de uma paleta de cores vibrantes, além de seis máscaras de 'Fofão', personagem tradicional do Carnaval Maranhense, no Brasil, que completam a estética dos personagens", adiantou o diretor do evento, Fábio Moura. E complementa que "o espetáculo fala sobre o multiculturalismo latino-americano, interagindo algumas tradições de outros países com elementos da nossa cultura popular".
O projeto foi contemplado no Concurso-Prêmio Manaus 2022 Thiago de Mello | Artistas e Profissionais da Cultura, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Equipe
Fábio Moura assina a direção, a produção e a fotografia do espetáculo. Talita Menezes é a assistente de direção. A coreografia é uma criação coletiva. A apresentação conta com Ana Carolina Nunes, Benner Siqueira, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes como intérpretes-criadores. Fábio Moura e Talita Menezes dividem a visualidade e a pesquisa musical. Lú de Menezes fez a confecção do figurino.
Companhia
A Panorando Cia e Produtora foi fundada em 2016, para integrar profissionais das artes em Manaus. Em 2017, o grupo passou a atuar como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro. O Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance é um dos destaques das produções da Panorando. Em 2018, a companhia recebeu uma Menção Honrosa da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Troféu Jurupari, pela realização do evento.
O grupo também produziu os espetáculos in process: curumins (2017); Notas Sobre Ela (2017); 1960: título interino (2018); Jamais Fomos Modernos (2018/2019) e Sodade (2019/2020). A companhia já circulou com espetáculos no Amazonas e nos estados do Pará, Pernambuco e Minas Gerais.
manaus icaro gaspar estratégia treinamento proposta evento amazonas manaus colégio militar idaam concurso oportunidade prova rio grande do sul academia de belas artes amazonas estudante manaus amazonas luso sporting clube manaus festival literario de manaus flim cultura amazonas manaus opera nas escolas festival amazonas de opera manaus edital leilão amazônia golf resort amazonas enem alunos educação idaam estudo manaus halloween dia das bruxas caça aos doces amazonas manaus millenium shopping manaus show flashback dj raidi rebello amazonas Voo Livre programação História amazonas manaus