Com o objetivo de fortalecer as ações de educação em saúde no combate à malária no município, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar o 1º Concurso sobre prevenção da malária nas escolas municipais da zona rural. Idealizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, em parceria com o Distrito de Educação Rural e o Programa Saúde na Escola (PSE), o concurso pretende mobilizar a comunidade escolar para multiplicar informações sobre as formas de prevenção e controle da malária.
A coordenadora das equipes de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinirlange Ferreira Marques, explica que a partir do tema “Malária, na minha escola não!”, o concurso vai envolver alunos no desenvolvimento de trabalhos nas categorias de desenho, slogan e redação.
“Os profissionais do Disa Rural estão realizando visitas às escolas nas áreas ribeirinha e terrestre, informando sobre o regulamento do concurso e promovendo atividades educativas para os alunos sobre a malária. A ideia é que, com essas informações, os alunos façam desenhos, desenvolvam slogans e escrevam redações abordando as formas de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas. Quando o aluno faz esses trabalhos, acaba envolvendo a família, o professor, tirando dúvidas e entende melhor a importância da prevenção”, informou a coordenadora.
Inscrição
De acordo com o regulamento do concurso, na categoria de desenho, poderão participar estudantes da educação infantil, do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental I; na categoria slogan, poderão participar estudantes do ensino fundamental I (primeiro e segundo ano não participarão); e na categoria redação, a inscrição é direcionada para estudante matriculados no ensino fundamental II.
As inscrições de trabalhos, iniciadas no dia 12 de setembro, seguem até o dia 27 de setembro, sendo que as escolas poderão inscrever uma produção em cada categoria. Inicialmente, o Disa Rural fará uma pré-seleção para a eliminatória final. Os trabalhos pré-selecionados serão avaliados por uma banca composta por representantes da diretoria de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Dvae/Semsa), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), Disa Rural e Secretaria Municipal de Saúde (Semed), que vai definir os vencedores do concurso. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 20 de outubro.
“Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade, organização e apresentação. No que se refere à categoria Redação, a ideia é que o aluno apresente a experiência que tem vivenciado na comunidade em que vive em relação à malária, como uma forma de estimular a reflexão em relação ao papel de cada um na prevenção à doença”, destacou a coordenadora.
Fonte: com informação da assessoria
amazonas resgate criança perdida humaita manaus Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil Alexandre de Moraes colgate anvisa brasil pasta de dente saúde creme dental livro Tasselo Brelaz cultura manaus amazonas O Profissional do Momento galeria cidade aberta manaus amazonas projeto parintins carro exibição de carro manaus amazonas manaus diecast amazonas música manaus dia do jazz amazonas filarmonica manaus amazonas recuperafone coletivo mais seguro cin identidade manaus amazonas documentos registro manaus investigação mpam Ponte Rio Negro