A Fundação Estadual do Índio (FEI) vem incentivando os atletas indígenas, buscando dar maior visibilidade esportiva aos povos originários no cenário esportivo nacional. A expectativa, segundo o diretor da fundação, Sinésio Trovão, é que seja replicado o desempenho das atletas indígenas Ana Izabele, de 11 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, que conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado em São Paulo (SP), em abril deste ano.
Representando o Amazonas na competição, elas se destacaram em suas categorias. Ana Izabele conquistou a medalha de ouro na categoria infantil, peso pluma. Ana Isabel também subiu ao pódio na categoria mirim.
As atletas já haviam conquistado medalhas de ouro na categoria Mirim durante a Copa América de Jiu-Jitsu realizada em Manaus, em 2022. Além disso, Ana Izabele também venceu o Campeonato Amazon Grand Slam de Jiu-Jítsu em sua categoria, ainda este ano.
Sinésio Trovão destaca a relevância de ampliar a presença indígena no cenário de competição brasileiro. “Elas são um exemplo para toda a comunidade indígena e para o Brasil porque o esporte é uma ferramenta valiosa para a inclusão e valorização dos povos originários”, declarou Trovão.
Nesta sexta-feira (22/9), as jovens atletas foram recebidas pelo diretor-técnico da fundação, Joabe Leonam, e o diretor administrativo e financeiro, Carlos Alexandre, visando entendimento para dar continuidade ao compromisso de apoiar a participação de indígenas nas competições.
Kamila Mafra, mãe das meninas, agradeceu o apoio da fundação. “Estamos muito contentes com a conquista das meninas. O apoio da FEI foi crucial para que elas pudessem competir no campeonato. É um sonho que se tornou realidade para nós”, afirmou Kamila.
exibição de carro amazonas manaus carro manaus diecast dia do jazz amazonas música amazonas filarmonica manaus amazonas coletivo mais seguro recuperafone manaus amazonas documentos manaus identidade cin registro investigação mpam manaus Ponte Rio Negro Jodson Edington amazonas manaus cbte cob amazonas ipaam manaus panamazonia gustavo picanço palestra amazonas Innovation Day projeto manaus manaus Santuário do Trabalho arraial amazonas feriado do trabalhador eletronicos amazonas manaus compra dia das mães