Nesta terça-feira (19), a Associação Belas Artes do Amazonas - Belarte, que completa a maior idade neste mês, será homenageada na Câmara Municipal de Manaus com uma menção honrosa concedida pelo Vereador Antônio Peixoto (PROS). Esta cerimônia especial destaca o papel fundamental desempenhado pela Belarte na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de valores éticos, morais e culturais.
O Projeto Belarte deu seus primeiros passos em setembro de 2005 e, desde então, tem sido um farol de esperança para cerca de 150 crianças e adolescentes, com idades a partir de 5 anos, provenientes das comunidades dos bairros Vale do Sinai, Monte Sinai e Colônia Santo Antônio - Manoa e arredores. Atuando como uma entidade sem fins lucrativos, o Belarte não apenas ensina a arte da dança, mas também promove valores essenciais, como cidadania, disciplina, organização, companheirismo e solidariedade. Essa dedicação à formação integral das crianças e famílias atendidas tem como epicentro a Escola Municipal João Braga.
Carolina Soler, bailarina e diretora do projeto, destaca que o Belarte tem como missão promover a inclusão social das crianças, valorizando não apenas o aprendizado da dança, mas também a experiência de vida que a dança proporciona.
"Através da dança, as crianças têm a oportunidade de se reconectar consigo mesmas, com os outros e com o ambiente ao seu redor. Além disso, as atividades propostas pelo projeto visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, enquanto estimulam a criatividade, musicalidade e espacialidade. O ensino de passos e movimentos não apenas ensina a expressão artística, mas também ajuda as crianças a compreenderem os limites do próprio corpo e a importância do trabalho em equipe", destacou Carolina.
Com 18 anos de atuação, o Projeto Belarte é um exemplo notável de resiliência e crescimento contínuo. Ao longo dessa jornada, quase triplicou em tamanho, tornando-se uma força ainda mais poderosa na transformação positiva das comunidades. Essa expansão e sucesso foram possíveis graças ao apoio fundamental de entidades comprometidas, como o Rotary Club de Manaus Distrito Industrial, a Blokus Construtora, O Boticário, AmazonCopy, Simplast e a Honda.
A menção honrosa concedida pelo Vereador Peixoto na Câmara Municipal de Manaus vai além de um simples reconhecimento. É um testemunho do poder que a arte, especialmente a dança, tem de moldar vidas e comunidades. O Belarte continua a sua missão inspiradora de oferecer esperança, educação e oportunidades, e o seu impacto perdurará por muitas gerações vindouras.
olhar do norte cinema manaus o agente secreto amazonas expoqueijo 2025 queijo manaus competição amazonas investigação caso delmo direito universidade Centro Universitário Martha Falcão Wyden fab avião amazonas drogas investigação cultura Amazônia Brasileira Valer Teatro Lançamento manaus livro brasil bolivia copa do mundo futebol eliminatorias iphone 17 valores novo modelo tecnologia iphone amazonas educação manaus oportunidade edital manaus crime policia amazonas investigação tema de carnaval grande rio carnaval carioca isabelle nogueira