Integrando três pilares importantes da sociedade - saúde, educação e meio ambiente - a 1ª Corrida do Sauim-de-coleira da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi realizada na manhã deste domingo (10), com a participação de mais de mil atletas. Os inscritos competiram nas categorias de 5 km e 10 km, com a largada ocorrendo na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, zona Sul de Manaus.
O evento teve como objetivo comemorar e também fazer um alerta sobre o estado de conservação deste pequeno primata endêmico, que se encontra criticamente ameaçado de extinção na Amazônia.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, destacou os múltiplos benefícios da corrida aos participantes. Segundo ele, ao mesmo tempo que a competição estimula o cuidado com a saúde, gera um apelo à sociedade e uma ação ambiental em prol da conservação do sauim-de-coleira.
“Apoiar a causa dessa espécie em perigo de extinção mostra o comprometimento que todos devem ter com os temas relacionados à preservação e conservação ambiental, incentivando outros a fazerem o mesmo. Protegendo o meio ambiente estamos protegendo nosso futuro no planeta”, enfatizou o reitor.
O primeiro lugar dos 5 km na categoria masculino ficou com o atleta Leandro Costa. No feminino, a vencedora foi Juliana Gusmão. Já o lugar mais alto do pódio na categoria 10 km masculino ficou para Juarez Rosa. No feminino, Franciane dos Santos. Na categoria visual masculino, o 1° lugar foi para Antônio de Oliveira e, no feminino, para Iracélia Batalha. Seguindo a lista de classificação, na categoria cadeirante masculino, o pódio foi para Franciomar Bastos. Finalizando, na categoria 60+ masculino, o vencedor foi Waldemar Ferreira. No feminino 60+, Gracilda Limeira foi a grande campeã.
Os atletas saíram da avenida Darcy Vargas, passaram pela avenida Maceió, rua João Valério, avenida Djalma Batista, finalizando a corrida novamente na avenida Darcy Vargas, em frente à EST/UEA.
O casal Juarez Rosa, 36, Franciane dos Santos, 33, foi vencedor, respectivamente, nas categorias masculino e feminino 10 km. "Só tenho a agradecer a UEA pela realização desta corrida, que foi extremamente organizada e importante pela temática da preservação desse primata ameaçado de extinção", ressaltou Juarez, comemorando a conquista dupla ao lado da esposa.
Além da corrida, a coordenação do evento promoveu ações sobre a importância da alimentação saudável, distribuição de mudas de árvores, serviço de fisioterapia para os atletas, aferição de pressão arterial e glicemia.
manaus amazonas criança perdida resgate humaita Alexandre de Moraes Fernando Collor Supremo Tribunal Federal brasil pasta de dente brasil colgate creme dental anvisa saúde cultura manaus amazonas Tasselo Brelaz livro O Profissional do Momento galeria cidade aberta parintins projeto manaus amazonas exibição de carro carro amazonas manaus manaus diecast dia do jazz manaus amazonas filarmonica amazonas música amazonas recuperafone coletivo mais seguro manaus identidade registro amazonas cin manaus documentos mpam investigação Ponte Rio Negro manaus