Com a finalidade de reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a sensibilização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, a Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realiza até esta sexta-feira (18), o evento a “A Voz da Floresta” que acontece na sede da Escola do Legislativo da Aleam.
O evento conta palestras, rodas de conversa e a feira de artesanato indígena, um dos projetos de etnodesenvolvimento da FEI.
A iniciativa acontece em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 9 de agosto, e conta com a participação de 20 artesãos indígenas que estão comercializando as peças de artesanato, como adereços, roupas, objetos de decoração, bebidas e produtos naturais.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, ressaltou a importância de celebrar a valorização e a cultura dos povos originários do Amazonas.
“ Essa é uma grande parceria que realizamos com a Aleam através de um trabalho integrado para valorizarmos cada vez mais a cultura e a história dos povos tradicionais e incentivar o empreendedorismo indígena. Os artesãos encontram em nossas feiras o seu sustento e ao mesmo tempo conseguem promover seus trabalhos e suas obras únicas”, disse Trovão.
“Valorizar os povos indígenas e garantir espaço para que possam falar de temas que lhes são importantes é algo fundamental e uma maneira de reconhecermos que sempre é oportuno dispomos de momentos como o ‘Vozes da Floresta’. Além de debates propostos pelo Dia Internacional dos Povos Indígenas, também realizamos a apresentação cultural e uma feira de artesanato. É importante aliar debates propositivos e cultural”, afirmou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, .
José Tikuna, um dos artesãos que estão comercializando artesanato na feira agradeceu a FEI e a Aleam pelo incentivo e oportunidade.
“Ficamos muitos felizes quando somos chamados para eventos como esses que permite mostrar a nossa arte, pois é uma grande oportunidade para a gente divulgar o trabalho e arrecadarmos uma renda para o sustento dos nossos familiares”, disse o artesão.
Além disso, a coordenadora do programa Educando pela Cultura, pedagoga e servidora da Aleam, Jacy Braga, explicou que a Roda de Conversa teve como tema “A importância da liderança feminina”.
“Estamos trazendo quatro cacicas e um cacique que falarão sobre a importância da cultura indígena no ambiente escolar, porque hoje apesar dos termos a Lei nº 11.645 de 2008, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, ainda não temos efetivamente a aplicação da Lei”, explicou.
E também no decorrer da programação, o público presente assistiu à apresentação do grupo cultural mulheres indígenas “Caxiri na Cuia”. que faz referência a uma bebida típica indígena, elaborada a partir da fermentação do insumo da mandioca, sendo uma tradição marcante.
inscrição manaus a mazonas Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro academia da cerveja manaus amazonas Escola Superior de Cerveja e Malte salgadinho amazonas samba manaus show pagode figa cultura Feira Internacional de Gastronomia Amazônica gastronomia Tierry amazonas Bora BB manaus competição cultura Expo Favela Innovation 2025 game show games show manaus amazonas cultura comida tipica arraiá da cia Athletica Felipe Amorim amazonas pé na areia manaus show Encontro K-Pop Manaus manaus kpop cover amazonas kpop amazonas Amazonas Green Jazz Festival manaus