Na manhã desta quinta-feira, aconteceu no auditório do Palacete Provincial, a abertura da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural 2023. O evento dispôs de uma mesa de abertura, além de duas palestras sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Copham), respectivamente.
Com a integração entre entes federativos, a mesa contou também com a presença de representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Conselho Estadual de Cultura (Conec) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O secretário Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura, ressaltou a importância de dar visibilidade aos debates acerca do tema e a consolidação das ações que o Governo vem realizando para a preservação do patrimônio histórico do estado.
“O objetivo é justamente abrirmos esse diálogo com a sociedade e com outras instituições, dialogando sobre a valorização do patrimônio material e imaterial, além da compreensão de como esse patrimônio dialoga com a cidade”, disse o secretário.
A arquiteta e pesquisadora Bruna Lopes falou sobre a satisfação de participar da ação e enfatizou a importância da existência de eventos como esse na cidade. ”Fiquei muito feliz com o evento e acho que Manaus precisa de iniciativas como essa, pois a discussão sobre o patrimônio é uma pauta que não precisa ficar só dentro das instituições. Ela precisa ter trocas com todos os agentes envolvidos”, disse Bruna.
Projetos e Parcerias
A gerente de Patrimônio Material e Imaterial do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Luiza Guglielmini, destaca o viés da educação patrimonial, ressaltado no evento. “O legado maior acredito que será o conhecimento ofertado através das palestras, oficinas e visitas técnicas, tudo recheado de história, arquitetura, arte e cultura e urbanismo como um plano educativo”, enfatiza.
Além da programação, a ação destaca o lançamento do “Valoriza Patrimônio”, um programa de fortalecimento das políticas públicas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que se volta ao patrimônio histórico e cultural.
A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, enfatiza a parceria do Instituto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria. “Estou muito feliz em garantir essa gestão compartilhada do patrimônio, seja nos debates, nas oficinas e nos processos de gestão que a gente tem em comum, tanto nos bens materiais e imateriais, quanto na arqueologia”, conclui.
A Semana de Patrimônio Histórico e Cultural segue até o dia 22 de agosto, com uma programação diversa em vários espaços culturais da cidade. Para mais informações. acesse o Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).
manaus diecast manaus exibição de carro amazonas carro amazonas amazonas filarmonica dia do jazz manaus música recuperafone manaus coletivo mais seguro amazonas cin amazonas identidade documentos registro manaus investigação manaus mpam Ponte Rio Negro cob manaus Jodson Edington cbte amazonas manaus panamazonia amazonas ipaam gustavo picanço projeto palestra amazonas Innovation Day manaus arraial Santuário do Trabalho feriado do trabalhador manaus amazonas eletronicos manaus dia das mães compra amazonas